A Meta anunciou que vai descontinuar a aba de “Notícias” do Facebook no Reino Unido, França e Alemanha. O “Facebook News”, como era chamada, era uma aba dedicada exclusivamente a notícias e, segundo a empresa, a remoção tem a ver com a nova prioridade de investimentos, que passará a ser os vídeos curtos na plataforma. A medida acontece em meio a um bloqueio de links de notícias em alguns países, como o Canadá. Além disso, o interesse dos usuários neste tipo de conteúdo está baixo.
A aba será descontinuada em dezembro deste ano.
Remoção da aba de notícias no Facebook
A Meta anunciou em uma postagem de blog que a descontinuidade do Facebook News se dá para priorizar os investimentos no que o público está pedindo, como os vídeos curtos.
Isto faz parte de um esforço contínuo para alinhar melhor os nossos investimentos com os nossos produtos e serviços que as pessoas mais valorizam. Como empresa, temos que concentrar nosso tempo e recursos nas coisas que as pessoas nos dizem que desejam ver mais na plataforma, incluindo vídeos curtos. Sabemos que as pessoas não acessam o Facebook em busca de notícias e conteúdo político – elas vêm para se conectar com outras pessoas e descobrir novas oportunidades, paixões e interesses.
Meta, em comunicado
A empresa ainda reforça que menos de 3% dos usuários do mundo inteiro acessam links de notícias via feed, algo que foi comprovado no Canadá, após o bloqueio desses conteúdos. O Olhar Digital já falou sobre isso aqui.
Como isso mudará o Facebook
Contexto
O anúncio vem pouco tempo depois da Meta ter bloqueado links de notícias no Facebook e no Instagram do Canadá, no início de agosto. A medida foi em resposta a uma lei que obrigou as big techs a pagarem veículos de mídia por publicações nas suas plataformas.
Quando a empresa bloqueou esses conteúsos, alegou que os links representavam menos de 3% do conteúdo das redes sociais e que não possuem valor econômico. Cerca de um mês depois, pesquisas encomendadas pela Reutersdemonstraram que a alegação da Meta pode ser verdade, uma vez que o uso do Facebook não diminuiu.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários