A Nissan criou uma fonte de energia portátil que reaproveita módulos de bateria antigos usados no hatch elétrico Leaf. O produto oferece uma nova vida para baterias que antes seriam descartadas, destaca a empresa.

O projeto é fruto de uma colaboração da marca japonesa com duas empresas: a JVCKenwood e a 4R Energy. O primeiro protótipo foi lançado em 2022 e já se tornou um produto produzido em larga escala no Japão, segundo o APNews.

Nissan transforma bateria usada de carro elétrico em fonte de energia portátil
As baterias do Nissan Leaf estão ganhando vida nova como fontes de energia portáteis que podem ser usadas para carregar dispositivos ou fornecer energia em casos de emergência. Imagem: Reprodução/AP Photo/Yuri Kageyama

Capacidade

A capacidade total do gadget não é divulgada oficialmente. Cada módulo novo do Leaf de primeira geração possui 64 Ah de capacidade. Em tese, a fonte de energia teria algo em torno de 128 Ah.

Mas, como estamos falando de baterias usadas, a capacidade será ligeiramente inferior. Segundo os cálculos do pessoal do Insideevs, um aparelho que consome 1 kW de energia a 110 V, por exemplo, poderá ficar ligado por cerca de 14 horas sem problema em plena capacidade de carga.

Preço

Será que vai virar tendência no futuro? De qualquer forma, é interessante ver como as baterias dos veículos podem durar tanto tempo, nem que seja na forma de outros dispositivos.