Bilionários de empresas localizadas no Vale do Silício – sinônimo de tecnologia e inovação – querem construir uma cidade tecnológica na Califórnia. Nós já falamos sobre o assunto aqui no Olhar Digital. Os executivos já são responsáveis pela compra de mais de 200 km quadrados de terras no estado, avaliadas em US$ 800 milhões, e querem tirar do papel uma cidade sustentável. No entanto, antes disso, eles precisam conquistar o voto dos moradores e líderes da região.

Projeto California Forever

Trata-se do projeto California Forever, lançado pelo executivo Jan Sramek, ex-trader do grupo financeiro Goldman Sachs, em 2018.

O site da iniciativa a descreve como uma oportunidade para uma nova comunidade, empregos locais bem remunerados, fazendas solares e espaço aberto” em Solano, um condado rural entre São Francisco e Sacramento, na Califórnia. Por lá, vivem cerca de 450 mil pessoas.

No entanto, a compra de mais de 202 km quadrados de terras foi feita com o nome de empresa Flannery Associates LLC, que até então era desconhecida. Com US$ 800 milhões investidos no local, além de verbas vindas da Europa, o projeto (e a falta de nomes por trás dele) começou a chamar a atenção da comunidade, do FBI e até das Forças Armadas, que têm uma base próxima.

Atualmente, cidade conta com poucas construções (Foto: reprodução/California Forever)

Cidade sustentável secreta e preocupações

E os moradores?

O website escreve que, ao longo dos cinco anos do projeto, mais de 2 mil moradores foram entrevistados. No fim do mês passado, o California Forever divulgou uma nova pesquisa aos residentes para avaliar qual o nível de apoio à nova cidade, enviada via correio. A promessa é de que, em breve, terão pontos físicos para debate.

Isso porque, para conseguirem construir no local, os executivos deverão convencer os moradores a aprovarem o projeto, uma vez que eles são consultados sobre novos empreendimentos.

A iniciativa argumenta que criaria novas casas e ajudaria os novos moradores a financiá-las. O ponto pode ser um atrativo aos moradores, uma vez que a Califórnia sofre com a falta de moradias e, segundo o webiste, 81% das crianças da cidade de Solano não terão onde morar na região onde cresceram.

Solano tem mais de 451 mil habitantes, que precisarão concordar com projeto (Foto: Michael Roumph/Shutterstock)

Falta de planos para cidade sustentável

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!