A Organização Mundial de Saúde espera que pelo menos metade da população mundial seja míope até 2050. O salto nos casos da doença se deve a alguns fatores, o principal é a falta de exposição à luz solar.

Em alguns países, outro dado preocupa: a alta miopia (acima de seis graus) está aumentando mais que a baixa ou moderada — este é o caso do Brasil. Os dados da OMS preveem que entre 2020 e 2040, o número de brasileiros com alta miopia deve aumentar 84,8%, passando de 6,6 milhões para 12,2 milhões.

Os oftalmologistas também alertam que as crianças estão desenvolvendo a doença cada vez mais cedo.

miopia
Imagem: Nina Buday/Shutterstock

Telas também são culpadas

Atualmente é comum passar mais tempo na frente das telas (TV, celular, PC, tablet) em vez de optar por atividades ao ar livre, o que também está piorando nossa visão.

Um estudo recente aponta que as crianças passam em média sete horas por dia olhando para telas, número que aumenta ainda mais no caso dos adolescentes.

Segundo as informações do The Wall Street Journal, os diagnósticos de miopia também aceleraram nos últimos três anos por conta da pandemia, período em que os trabalhos escolares passaram a ser online e as crianças foram obrigadas a ficar ainda mais tempo em casa.

Estudos apontam que crianças passam sete horas por dia olhando para telas. Imagem: shutterstock/Prostock-studio

O que fazer

Tecnologia pode ajudar

No fim, é consenso que diminuir a quantidade de tempo que você passa olhando para telas pode reduzir a progressão da miopia. Curiosamente, a própria tecnologia pode ajudar nisso. 

A Apple, por exemplo, terá em breve um recurso que auxilia neste sentido. O Apple Watch receberá uma atualização em outubro (WatchOS 10) que usa o sensor de luz ambiente do dispositivo para detectar quando tempo os usuários passam expostos à luz do dia.

O que é a miopia