Quem se preocupa com privacidade deve ficar de olho até na hora de comprar um carro novo. Pelo menos é o que mostra um estudo publicado pela Mozilla Foundation nesta quarta-feira (6).
A ONG conhecida pelo navegador Firefox produz vários relatórios e guias sobre privacidade que detalham como produtos e serviços lidam com os dados dos usuários. Confira abaixo o que foi descoberto sobre o meio automotivo:
Embora temêssemos que nossos relógios conectados à Internet estivessem nos espionando, as marcas de automóveis entraram silenciosamente no negócio de dados, transformando seus veículos em poderosas máquinas devoradoras de dados
Mozilla Foundation
O relatório foi tão contundente que a organização iniciou uma petição online para as empresas automobilísticas encerrarem os programas de coleta de dados: “nossa esperança é que o aumento da conscientização encoraje outros a responsabilizar as empresas automobilísticas por suas terríveis práticas de privacidade”.
Dados coletados pelas montadoras
A Mozilla afirma que gastou mais de 600 horas pesquisando as práticas de privacidade das marcas de automóveis. O estudo está disponível na íntegra no site da organização (em inglês).
Fonte: Olhar Digital
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