Quem se preocupa com privacidade deve ficar de olho até na hora de comprar um carro novo. Pelo menos é o que mostra um estudo publicado pela Mozilla Foundation nesta quarta-feira (6).

A ONG conhecida pelo navegador Firefox produz vários relatórios e guias sobre privacidade que detalham como produtos e serviços lidam com os dados dos usuários. Confira abaixo o que foi descoberto sobre o meio automotivo:

carros
A Mozilla descobriu ainda que montadoras coletam informações confidenciais, como fotos, status de imigração e mais. Imagem: Mikbiz / Shutterstock.com

Embora temêssemos que nossos relógios conectados à Internet estivessem nos espionando, as marcas de automóveis entraram silenciosamente no negócio de dados, transformando seus veículos em poderosas máquinas devoradoras de dados

Mozilla Foundation

O relatório foi tão contundente que a organização iniciou uma petição online para as empresas automobilísticas encerrarem os programas de coleta de dados: “nossa esperança é que o aumento da conscientização encoraje outros a responsabilizar as empresas automobilísticas por suas terríveis práticas de privacidade”.

Dados coletados pelas montadoras

A Mozilla afirma que gastou mais de 600 horas pesquisando as práticas de privacidade das marcas de automóveis. O estudo está disponível na íntegra no site da organização (em inglês).