O Pentágono planeja expandir a sua frota de drones militares até 2025 adicionando inteligência artificial (IA) aos sistemas de defesa. A informação foi confirmada pela vice-secretária de Defesa dos EUA, Kathleen Hicks.

Drones militares
Imagem: Parilov/Shutterstock

O departamento também estuda usar veículos autônomos terrestres para atender funções de logística e defesa, acrescenta o jornal americano. Por ora, não ficou claro qual será o tipo de IA usado pelos militares nos drones e equipamentos de vigilância.

Os comentários de Hicks indicam reforços ao programa ‘Replicator’ do Pentágono. Segundo o Politico, a iniciativa custará na faixa das centenas de milhões de dólares e servirá de modelo para projetos futuros de tecnologia militar. 

Vale ressaltar que os EUA já possuem uma vasta rede de drones autônomos de vigilância terrestre, aérea e marítima. Tecnologias que usamos diariamente, como o GPS, tem suas raízes na Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (ou DARPA na sigla em inglês), uma agência também administrada pelo Departamento de Defesa americano.

Drone com IA voa sozinho

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!