A Série B do Campeonato Brasileiro tem um novo vice-líder, pelo menos antes do fechamento desta 27ª rodada. O Guarani, que vem em sequência de quatro jogos de invencibilidade, bateu a Chapecoense fora de casa e consolidou esta como sua melhor campanha na segunda divisão desde 2009, última vez em que conseguiu o acesso para a elite do futebol nacional.
Com 47 pontos, o Guarani supera com boa margem a campanha de 2021, a melhor dos últimos 13 anos até então, quando somava 42 pontos e ocupava a 6ª posição nesta mesma altura. À época, o Guarani brigou pelo acesso até a reta final, chegou a ocupar um lugar no G4 a duas rodadas do fim, mas sucumbiu com uma derrota e um empate nas rodadas finais e não conseguiu subir.
Ao longo dos últimos 13 anos, apesar do quase acesso em 2021, o acumulado das temporadas mostra um cenário muito mais modesto e decepcionante para o Bugre. O clube, que foi campeão brasileiro em 1978 e tem 29 participações na Série A, teve a maior parte das campanhas na metade de baixo da tabela e chegou até a ser rebaixado para a Série C neste período – a queda aconteceu em 2012 e o clube ficou quatro anos na terceira divisão.
O Guarani vive, neste momento, uma das melhores fases entre os 20 clubes da Série B. Nos últimos quatro jogos, o Bugre tem três vitórias e um empate, com mais pontos somados que todas as demais equipes nesse mesmo recorte – Atlético Goianiense e CRB também somaram 10 pontos dos últimos 12 possíveis.
No G4 da Série B, o pior momento é o do Sport, que não vence há quatro jogos e acabou ultrapassado justamente pelo Bugre. Os pernambucanos lideravam a segunda divisão até a 23ª rodada, mas começaram a patinar e podem, a depender da combinação de resultados, terminar a rodada fora do grupo de acesso. O jogo do Sport é um confronto direto, contra o Criciúma, que deixou o G4 com a vitória do próprio Guarani – o salto foi de 6º para 2º.
Em 2022, nesta mesma altura da disputa, o Bahia tinha campanha idêntica a do Guarani. O Esquadrão somava 47 pontos e se manteve no grupo dos quatro primeiros do início ao fim da disputa, conquistando o acesso na terceira posição. Há dois anos, porém, o CRB tinha a mesma pontuação, era o terceiro colocado naquele ano, mas começou uma derrocada logo a seguir – foram cinco jogos sem vitória depois de alcançar o terceiro lugar e o sonho do acesso arruinado.
Fonte: Ogol
Comentários