Com a digitalização do mundo da música, surgiram muitas formas e metodologias para se lançar singles e álbuns musicais. Dentre elas está o pré-save, algo que você já deve ter visto em perfis de cantores e bandas pelas redes sociais. Dito isso, explicaremos o que é um pré-save, para que ele serve e por que é importante para artistas.

Leia mais:

O que é um pré-save?

Muito difundido nas redes sociais nos últimos anos, principalmente com o fim da utilização em massa dos CDs de música, o pré-save é uma ferramenta desenvolvida para criar uma conexão entre o público e um trabalho musical que uma banda, grupo ou artista solo cogita lançar nas plataformas digitais.

Atualmente, já é possível fazer o pré-save diretamente por alguma plataforma digital ou por meio de uma ferramenta disponibilizada ao artista. Vale lembrar que essas ferramentas são, na maioria das vezes, liberadas por uma gravadora, ou distribuidora de música digital.

Quais são os benefícios do pré-save para um artista?

O pré-save funciona em quais plataformas de música?

De modo geral, o pré-save funciona em praticamente todas as principais plataformas. Vale ressaltar, que o ideal é antes do lançamento ser identificado juntamente com a gravadora ou a distribuidora musical, como ativar essa função em cada uma das plataformas de música. É interessante ressaltar que entre as plataformas que disponibilizam essa ferramenta, podemos citar o Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon Music e Tidal.

Como funciona o pré-save nas principais plataformas de música?

Dany Almeida é cantora e musicista e acrescenta que utilizar a ferramente de pré-save foi muito importante para ela, principalmente porque na época estava lançando o seu primeiro trabalho como artista.

Ela ainda destaca que utilizar a ferramenta não basta para conseguir atingir efetivamente o público alvo.

O meu grande aliado nessa estratégia foi o Facebook. Lembro de participar de vários grupos que tinham um público talvez interessante. Então, escrevi um texto sobre o sonho de lançar canções autorais, o quanto a música significa para mim, e o link da campanha no final. No dia seguinte, a minha postagem estava recheada de comentários de incentivo e pessoas dizendo que fizeram o pré-save. Só sei que consegui mais de 400 pré-saves em dois dias, o que foi gigante para mim, já que não tinha tantos seguidores nas redes sociais.

Imagem mostrando canal de artista no Spotify
Dany Almeida usou o pré-save como uma das ferramentas para expansão da sua audiência durante um lançamento musical. (Imagem: Lucas Gabriel MH/ Spotify Brasil)