A discussão sobre quem foi o inventor do primeiro carro do mundo é um pouco polêmica. Entre os diversos nomes que costumam levar os créditos, está o alemão Karl Benz — cujo nome também deu origem a um das gigantes do meio automotivo: a Mercedes-Benz.
Saiba mais sobre como era e quando surgiu o primeiro carro abaixo.
Primeiro carro do mundo
Menção honrosa
Antes do primeiro Mercedes-Benz, o francês Nicolas-Joseph Cugnot construiu um veículo rodoviário automotor em 1769: um trator de uso militar com três rodas que atingia módicos 4 km/h. Como o modelo era movido a vapor, não foi reconhecido como um carro.
Ainda assim, na França muitos ainda atribuem a invenção do carro a Cugnot. É o caso da entidade Automobile Club de France. Os créditos vão para os franceses em outro quesito: os primeiros fabricantes do mundo que construíram e vendiam veículos motorizados são a Panhard e Levassor em 1889 e a Peugeot em 1891. (Via: Autocar).
Primeiro carro elétrico
Na Escócia, o inventor Robert Anderson também é citado como o criador do primeiro carro. Seu veículo construído em 1832 vinha como uma inovação que está em alta hoje: um sistema de propulsão elétrica no lugar de um motor de combustão interna.
E o primeiro motor a gasolina?
Na virada do século, Karl fundou a Benz & Cie. Já em 1927, Daimler e Benz se uniram para criar o Grupo Daimler, que mais tarde se tornou a Mercedes-Benz.
Primeiro carro produzido em massa
O que Ford criou foi uma versão otimizada da linha de montagem, reduzindo os custos de produção e o tempo necessário para a construção de veículos motorizados, tornando a Ford o maior fabricante de automóveis do mundo. Para ter uma ideia, já em 1917, a Ford já tinha produzido 15 milhões de unidades do Model T, outro modelo que deu início a trajetória da indústria automotiva como conhecemos hoje.
O que veio antes do primeiro carro
Fonte: Olhar Digital
Comentários