A Agência Espacial Australiana irá enviar seu primeiro rover robótico para a Lua em uma das missões Artemis da NASA a serem lançadas nos próximos anos. O veículo ainda não possui nome e será escolhido pelos australianos.
Se tudo correr bem, a previsão é que o veículo operado remotamente seja lançado já em 2026. A missão faz parte do programa Trailblazer da iniciativa Moon to Mars, da Agência Espacial Australiana. O objetivo da iniciativa é apoiar missões à Lua e à Marte da NASA como forma de expandir a indústria espacial da Austrália ao nível global.
Com base na experiência australiana em operações remotas, líder mundial, o rover irá recolher solo lunar, conhecido como regolito, e a NASA tentará extrair oxigênio da amostra. Este é um passo fundamental para uma presença humana sustentável na Lua.
Agência Espacial Australiana, em comunicado
Leia mais:
Nome do rover australiano
A agência já tem trabalhado na escolha do nome do rover, com a abertura de um concurso no dia 5 de setembro. Na primeira etapa, indivíduos e escolas da Austrália poderão enviar sugestões de nomes com uma explicação de porque escolhê-lo. Depois disso, serão selecionados quatro nomes que serão abertos para consulta pública.
O programa Artemis faz parte dos esforços da NASA em estabelecer a presença humana na Lua e futuramente em Marte. A previsão é que a missão Artemis 2 aconteça em 2024, e a Artemis 3, em 2025 ou 2026. Diversas parcerias comerciais e internacionais tem ajudado a agência norte-americana nos ambiciosos planos do programa, como agora com inclusão do rover australiano.
Fonte: Olhar Digital
Comentários