Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Uma semana depois, famílias trabalham para reconstruir aquilo que o temporal derrubou

06/09/2023 às 19:02
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Uma semana depois, famílias trabalham para reconstruir aquilo que o temporal derrubou

Aos poucos, a montanha de entulhos que se junta nas regiões mais afetadas pelo temporal do último dia 30/8, vão abafando o sentimento de dor e desilusão, que agora dão espaço para a esperança do recomeço. Passada uma semana do ocorrido, o Dourados News voltou ao local da tragédia e reencontrou os moradores que agora se unem na reconstrução e no trabalho para tentar voltar à vida pós-temporal.

Na tarde do dia 31/8, encontramos a operadora de produção, Jessica Garcia Pereira, que relatou o drama de ter perdido tudo. Ela e o esposo estavam dormindo no carro, enquanto os cinco filhos pequenos passaram a noite na casa de vizinhos.

“Essa semana foi um pesadelo! As coisas tão se levantando devagar, com as doações de materiais e mão-de-obra conseguimos levantar uma parede e cobrir um quarto, onde eu e meu esposo estamos dormindo, mas as crianças continuam nas casas dos amigos, um dia na casa de um, outro dia na casa de outro. Temos que ter paciência, é difícil, eu só quero minha casa logo, meus filhos em casa de volta, essa distância é tão difícil”, conta, uma semana depois do ocorrido.

Ao lado fica a casa do pedreiro Brígido Figueiredo, que mora no local com a esposa e filha que na noite do temporal estavam viajando. A sua casa foi toda destelhada e pelo menos a metade desabou, inclusive um muro caiu sobre eles.


Com doações e muito trabalho a família tem conseguido reerguer as paredes da casa / Fotos: Dourados News

Hoje no local nós encontramos Egenês Correia da Silva, sogra do Brígido que ficou no local cuidando da neta, enquanto o casal trabalha.

“Foi uma semana difícil, o Brígido chega do trabalho umas 17h e trabalha aqui reconstruindo. Meu esposo ajuda ele no final de semana e assim vamos nos ajudando. Eu tô cuidando da minha neta, mas essa semana ela nem foi na escola porque eu não consigo levar, a gente tá contando com as doações que tão ajudando bastante”, disse.

Maykon Bueno é morador e comerciante no bairro Greenville, ele estava comemorando o aniversário na noite do temporal, quando teve a casa destelhada e a sua fábrica de lajes que havia sido reformada há dois dias, inteiramente destruída.

“É um desafio psicológico! Eu tomo remédio pra ansiedade e nessa semana foi fundamental pra tentar manter o máximo de equilíbrio e fé para vencer cada etapa. No começo o baque foi maior, mas conforme o choque passa começamos a viver outra realidade, limpamos o local da firma, e recomeçamos os trabalhos à céu aberto. Tem os funcionários que precisam cuidar das suas famílias e contam a com a gente. Eu tive muita ajuda eu também fui ajudar, aqui na região teve muita troca e solidariedade”, conta o comerciante.

Além das doações do poder público, Maykon relata que alguns amigos e familiares realizaram um “vaquinha on-line”, onde recebeu ajuda até de pessoas de São Paulo e da sua antiga cidade, Paranatinga (MT).

“Essas ajudas representam muito, o prejuízo foi grande porque eu sou residente e comerciante aqui no bairro e perdi quase tudo lá em casa e aqui. Perdemos eletrônicos que ainda estávamos pagando. Todo dia é uma batalha que a gente vai vencendo graças a Deus”, afirma.

ATENDIMENTO
Durante toda a semana a prefeitura de Dourados manteve uma central de atendimento à população afetada pelo temporal na E.E. Vereador Moacir Djalma Barros, que se encerrou nesta quarta-feira (6).

A partir da segunda-feira (11), o atendimento da assistência social passa a ser realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Água Boa, à rua Salviano Pedroso, nº 1.050, de segunda a sexta das 7h às 11h e das 13h às 17h, mediante a agendamento que pode ser feito por ligação e WhatsApp através do telefone (67) 9 9634-1320.

Mesmo com o atendimento retornando ao Cras, as equipes da Defesa Civil e Assistência Social seguem nos bairros com a distribuição de telhas e materiais de construção.

COMO AJUDAR
Conforme o Dourados News informou mais cedo, uma campanha de solidariedade está sendo realizada pela Seleta de Dourados para ajudar as famílias.

Populares podem realizar doações de itens diversos na sede da instituição, situada no grande Flórida ou caso não tenham como ir até ao local, os apoiadores irão buscar.

A intenção é arrecadar móveis, eletrodomésticos, roupas e utensílios domésticos, pois muitas pessoas perderam tudo. A equipe de apoiadores realizará o encaminhamento dos itens, no sábado (09). O contato para quem quiser ajudar é (67) 9 9914-9776 (Mauro).

Também é possível entregar doações na sede da Guarda Municipal, no Parque Arnulpho Fioravanti, atrás do terminal rodoviário.

Em nossas redes sociais é possível acompanhar o vídeo dos trabalhos realizados no local. Confira:

Uma publicação compartilhada por Dourados News ® • A Fonte da Informação (@jornaldouradosnews)

 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias