No final de agosto de 2023, o Governo Federal surpreendeu os microempreendedores individuais (MEI) ao alterar a forma de emissão de notas fiscais de serviço. Antes, as NFs eram emitidas nos sites das prefeituras e, com a alteração, os documentos passaram a ser feitos diretamente pelo portal do Governo Federal.

Confira dicas e informações importantes que o Olhar Digital listou sobre essa atualização em relação à emissão de notas fiscais MEI e veja como realizar o processo no portal do Governo Federal.

Como emitir nota fiscal pelo PC (1ª vez)

Confira logo abaixo todos os passos se cadastrar na plataforma do Governo Federel e emitir uma NFs-e pelo PC ou celular.

Fazendo o cadastro na plataforma

  1. Acesse a plataforma

    Primeiro você deve acessar o endereço https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional e em seguida clicar em ‘Acesso’;

  2. Área de cadastro e login

    Em seguida, uma página de login irá direcioná-lo, oferecendo a opção de fazer o login diretamente ou de clicar no link abaixo do campo de dados para iniciar o procedimento de cadastro para o uso da nova plataforma.Passo 2 cadastro plataforma NFs-e

  3. Insira os dados cadastrais

    Na primeira parte do formulário devem ser inseridos os dados de CNPJ, CPF, data de nascimento e clicar em avançar.Passo 3 cadastro plataforma NFs-e

  4. Insira o número do título de eleitor

    Depois, insira o número do título de eleitor e clique em avançar novamente.Passo 4 cadastro plataforma NFs-e

  5. Finalizando o cadastro

    Agora, você precisa inserir o e-mail, confirmar a inscrição e criar uma senha.
    Em seguida, clique em avançar.

  6. Insira o código de ativação da conta

    O sistema de nota fiscal do Governo Federal irá emitir um código que será encaminhado para seu e-mail. Basta verificar esse código, inserir no campo disponível e clicar em avançar.

  7. Acesse sua conta da NFs-e

    Pronto, o cadastro para o primeiro acesso será ativado. Agora basta você efetuar o acesso ao portal.Passo 5 cadastro plataforma NFs-e

Observações sobre o primeiro acesso

É importante frisar que durante o primeiro acesso, será necessário acessar as configurações da plataforma. Isso pode ser feito clicando com o cursor de mouse em qualquer um dos símbolos de engrenagem do sistema.

Ao entrar nas configurações, preencha os campos com o e-mail e telefone que você utilizará na geração das NFS-e’s. Outro detalhe importante é sempre deixar a terceira opção, ‘Não informar nenhum valor estimado para tributos’, marcada e depois clicar em ‘Salvar’.

Acessando o sistema pelo PC

  1. Com os dados de sua empresa já cadastrados com sucesso, acesse o endereço https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional/Login e em seguida insira o CPF/CNPJ e a senha cadastrada e depois clique em ‘Entrar’ para acessar o sistema de emissão de notas fiscais MEI.Passo inicial NFs-e emitindo pelo PC
  2. Clique agora em ‘Emissão completa’ e selecione a data de competência da nota fiscal, depois deixe flegado em ‘Prestador’. Já em tomador, escolha a opção ‘Brasil’ e insira o número de CNPJ e clique na lupa. Por último, em intermediário do serviço marque em ‘Intermediário não informado’ e clique no botão ‘Avançar’.Passo 1 emissão NFS-e PC
  3. Em seguida, digite o local onde você realiza o serviço, selecione o tipo de serviço que você presta ou uma classificação que se aproxima. Depois marque em não, caso o serviço não seja uma exportação e insira uma descrição e clique em ‘Avançar’.Passo 3 Nfs-e pelo pc
  4. Agora insira o valor do serviço prestado, deixe flegado não informar valor estimado para os tributos e clique novamente em ‘Avançar. Passo 4 NFs-e
  5. Por fim, veja na página de revisão que será exibida na tela do seu computador se todas as informações estão corretas e clique em emitir a NFs-e.

Acessando o sistema pelo celular

  1. Primeiro acesse a loja de aplicativos do seu telefone para poder baixar o NFs-e mobile. Lembrando, que para esse tutorial utilizamos um equipamento da Samsung com sistema Android. Passo 1 celular NFs-e
  2. Insira o CPF/CNPJ e a senha de acesso para acessar a plataforma.Passo 2 celular NFs-e
  3. Com o aplicativo já logado na plataforma do Governo Federal, clique em ‘Emitir NFs-e; Passo 3 celular NFs-eP
  4. Insira os dados do tomador da nota fiscal e o valor do serviço. Depois basta clicar em ‘Emitir NFS-e.Passo 4 celular NFs-eP

Por que é importante a emissão de notas fiscais para o MEI?

Um dos principais motivos para um profissional que atua como MEI (Microempreendedor Individual) emitir uma nota fiscal é manter suas operações comerciais mais seguras e conforme a lei. Além disso, emitir notas fiscais ajuda a aumentar a correção do negócio e facilitar a conquista de novos clientes.

Outra vantagem é que a entrega eletrônica reduz o processo burocrático de comercialização de produtos e serviços, além de simplificar a declaração do imposto de renda.

O que foi alterado e por quê?

O Governo Federal obrigou todos os contribuintes enquadrados na modalidade MEI de empreendimento a emitir notas fiscais diretamente por meio do portal de emissão do Governo Federal.

Vale frisar que o Governo enfrentava diversas dificuldades, que motivaram a alteração, entre elas os diversos tipos de protocolos adotados pelas prefeituras em todo Brasil. A Resolução do Comitê Gestor da NFs-e (CGNFS-E) n.º 3, de 30 de agosto de 2023, disponibiliza as regras dessa iniciativa. No último dia 1 de setembro, aplicaram a alteração e está em vigor desde então.