O Nubank é um dos bancos digitais mais utilizadas atualmente e conta com um aplicativo recheado de funcionalidades para aprimorar a experiência do usuário. Dentre elas, é possível destacar o estorno de PIX: um recurso que permite a devolução de um valor instantaneamente para a pessoa que o mandou. A prática é útil para agir dentro da lei e não reter o dinheiro alheio. A seguir, confira um tutorial simples de como realizar um estorno de PIX pelo Nubank.
Saiba como estornar um PIX pelo Nubank
Tempo necessário: 2 minutos.
Lembrando que dinheiro recebido por PIX detém um limite de tempo para ser devolvido, algo que pode variar. Por isso, o mais indicado é realizar o estorno da quantia assim que for detectada a movimentação.
- Abra o app
Procure o aplicativo do Nubank e clique sobre o mesmo para abri-lo. Já na página inicial, selecione a opção “Conta” para ser direcionado à área de movimentação financeira;
- Selecione a opção correta
Você terá acesso a todas as transações feitas e recebidas por períodos. Procure pela movimentação correspondente ao PIX que deseja estornar e clique sobre ela para acessar mais detalhes da mesma;
- Inicie o processo de estorno
Procure pela opção “Precisa fazer um estorno” e clique sobre a mesma para iniciar o processo de devolução;
- Realize o estorno
Clique no ícone de lápis para digitar o valor que deseja estornar e confirme no botão roxo intitulado de “Reembolsar”;
- Confirme a transação
O último passo consiste em digitar a sua senha de quatro números e aguardar a transação ser concluída.
Sou obrigado a devolver um PIX recebido por engano?
Sim, todos somos obrigados a devolver um PIX recebido por engano. Caso a pessoa que o recebeu não devolva a quantia, aquele que fez a transação pode procurar auxílio judicial e, posteriormente, iniciar um processo para reaver o dinheiro.
O que fazer se o tempo de estorno já passou?
Como já dito anteriormente, existe um limite de tempo para devolver uma quantia recebida por PIX. Caso você precise devolver o dinheiro e este tempo limite já tiver passado, o mais indicado é verificar o recibo da transação para identificar a pessoa que o enviou, anotar os dados bancários, e realizar uma nova transferência.
Contudo, caso os dados bancários estejam protegidos, você ainda pode entrar em contato com o seu banco pelo chat do aplicativo, e-mail, ou telefone, a fim de explicar o ocorrido e resolver a situação. Para isso, busque na internet o site oficial do banco e procure pelos canais de atendimento.
Com fotos ilustrativas de: Luiza M. Martins.
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Fonte: Olhar Digital
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