A Lotus acaba de revelar o Emeya 2024, seu mais recente hipercarro elétrico, que ingressa no seleto clube dos “menos de 3 segundos” para atingir 60 mph (cerca de 96 km/h). Este sedã de quatro portas ostenta quase 1.000 cavalos de potência.

A empresa alega que o Emeya Grand Tourer “é um dos GTs mais rápidos do mundo”, mas será necessário testes imparciais posteriores ao lançamento para isso ser confirmado. Ainda assim, o Emeya parece incrivelmente veloz, com uma velocidade máxima de aproximadamente 250 km/h e uma aceleração divulgada de 0 a 96 km/h em 2,8 segundos.

Previsto para entrar em produção no início de 2024, o Emeya espera competir com outros carros esportivos de luxo, como o Audi E-tron GT e o Porsche Taycan.

O Lotus Emeya

Novo Lotus Emeya. Imagem: Lotus

Transição para os elétricos

A Lotus, que pertence à chinesa Geely, está em processo de reinvenção para a era elétrica. O Emeya será o segundo de três novos veículos elétricos que a Lotus planeja lançar nos próximos quatro anos, incluindo um carro esportivo, um cupê-sedã e outro SUV. O SUV crossover Eletre teve seu lançamento oficial no ano passado, com uma capacidade de bateria de mais de 100 kWh e 600 cavalos de potência.

Essa transição para a eletrificação tem como objetivo melhorar os números de vendas da Lotus, que venderam apenas 576 carros em 2022, uma queda de 62% em relação ao ano anterior, de acordo com a Motor1. A empresa também registrou um prejuízo de £ 145,1 milhões (cerca de R$ 900 milhões) no ano e pode estar considerando cortar mais de 200 empregos.