O início de temporada do adolescente irlandês Evan Ferguson com o Brighton é fora de série: quatro gols em quatro partidas, e a promessa de que vem mais por ai. A sensação do início da temporada na Terra da Rainha não quer jogar pela seleção inglesa, sendo leal a sua Irlanda. E já é alvo do Manchester City, que deve oferecer um caminhão de dinheiro ao Brighton para contar com o atacante.
Ferguson tem apenas 18 anos, e na última temporada já havia conseguido dez gols e três assistências em 25 partidas. Desde 2022 o jovem defende a seleção irlandesa, com seis jogos, dois gols e uma assistência no período.
Filho do ex-defensor Barry Ferguson, que passou na base pela seleção irlandesa e fez carreira modesta em clubes menores da Inglaterra e da própria Irlanda, Evan estreou profissionalmente no Bohemian, de Dublin, ainda em 2019. Com apenas 14 anos, o adolescente chamou a atenção do futebol inglês ao participar de um amistoso diante do Chelsea. Segundo relatos da imprensa irlandesa na época, Evan não sucumbiu fisicamente, apesar da diferença de idade, e foi fundamental para sua equipe conseguir empatar aquela partida.
Em 2021, Ferguson foi comprado pelo Brighton, e naquele mesmo ano estreou na equipe principal contra o Cardiff City, pela Carabao Cup. Só no ano seguinte, porém, Evan apareceu com mais regularidade na Premier League.
Nascido em Bettystown, uma pequena vila irlandesa, Evan Ferguson é filho de mãe inglesa com pai irlandês. Apesar da possibilidade de poder defender o English Team, o jogador já deixou claro sua opção pela seleção irlandesa.
“Claro, minha mãe é inglesa, então daí surgiu esse boato (de jogar na Inglaterra). Ouvi algumas pessoas questionando: ‘ele irá jogar? Irá jogar?’, Mas não. Eu não seria recebido de volta (Na Irlanda)”, brincou o atacante.
Ferguson é a promessa de atacante que a Irlanda não vê desde Robbie Keane. A expectativa no país é alta para que o jovem, no futuro, consiga levar o país a uma Copa do Mundo.
Se em termos de seleção, Ferguson optou pela Irlanda, a continuidade de sua carreira por clubes será na Inglaterra. Não necessariamente no Brighton, já que muita gente já está de olho em seu desempenho.
Apesar de a diretoria do Brighton negar qualquer chance de perder Ferguson “pelo menos nos próximos cinco anos”, os gigantes do futebol inglês já acenam com propostas. E o clube vem provando que sabe como capitalizar com jovens talentos, ao mesmo tempo em que prepara substitutos.
Segundo a imprensa britânica, o Manchester City promete quebrar o recorde de transferências internas na Premier League por Evan, superando os 115 milhões de libras pagos pelo Chelsea por Caicedo, também do Brighton. Se o negócio vai acontecer, só o tempo dirá. Assim como se Ferguson seguirá brilhando na Terra da Rainha. Mas uma coisa é certa: vale a pena ficar de olho nessa história.
Fonte: Ogol
Comentários