A Apple vem trabalhando há alguns anos em um modem 5G próprio, em uma iniciativa que visa diminuir a dependência de componentes de empresas como a Qualcomm. O primeiro iPhone a receber um chip próprio da empresa para as conexões 5G deve chegar apenas em 2025, segundo o analista Ming-Chi Kuo.

O que você precisa saber

Kuo corroborou outros relatos de que a Apple ainda deve demorar dois anos para incluir o modem 5G próprio no iPhone. Isso significa que a linha iPhone 15, que vai ser lançada no dia 12 de setembro, ainda usará o componente da Qualcomm. Mais do que isso — os futuros iPhone 16, de 2024, também virão com chips da Qualcomm.

Assim, apenas no iPhone 17 a empresa deve estrear o componente que está desenvolvendo internamente. Ainda há a possibilidade da próxima geração do iPhone SE também vir com o modem 5G próprio — rumores indicam que o aparelho pode ter sido adiado para 2025.

iPhone
Imagem: shutterstock/guteksk7

Além de diminuir a dependência de fornecedores como a Qualcomm, a adoção de um chip 5G próprio também visa cortar custos de produção dos dispositivos da empresa e também melhorar a eficiência de energia.

Mas a criação de um componente como um modem 5G não é exatamente simples, e a Apple precisa garantir que ele esteja no mínimo à altura dos chips usados atualmente. Caso contrário, a experiência de uso dos iPhones pode ser prejudicada.