A Mini, marca britânica pertencente à BMW, está atualmente empenhada no desenvolvimento de uma versão com cinco portas do seu hatch elétrico mais recente, o novo Mini Cooper, de acordo com a CEO da empresa, Stefanie Wurst.

A informação foi revelada durante uma entrevista concedida à revista Autocar, durante o evento IAA Mobility Munich de 2023.

Para quem tem pressa

Esta próxima versão do Mini Cooper se juntará ao modelo recentemente apresentado com três portas, bem como ao aguardado Aceman, que tem previsão de lançamento no próximo ano. O Aceman será um crossover urbano de cinco portas, menor do que o Countryman, mas ligeiramente maior do que o Cooper.

mini cooper
Porta traseira do novo Mini Cooper elétrico (versão 2024 de três portas). Imagem: Mini / Divulgação

Além disso, Stefanie Wurst anunciou que a Mini está trabalhando no desenvolvimento de um conversível totalmente novo, bem como em versões esportivas John Cooper Works para todos os modelos da linha principal, que ela descreve como “simples”.

Ainda temos muito a fazer com o lançamento da família que acabamos de anunciar. O Aceman ainda está por vir, as variações John Cooper Works estão todas a caminho, falamos apenas sobre o modelo com três portas, mas na verdade temos um modelo com cinco portas a caminho, e também estamos trabalhando em um conversível.

Stefanie Wurst, CEO da Mini

Os modelos Mini Cooper com três portas e o Mini Countryman para o ano de 2024 já foram revelados como veículos totalmente elétricos, mas versões com motores a combustão interna também serão lançadas posteriormente.

Embora Stefanie Wurst não tenha mencionado explicitamente, espera-se que os próximos modelos Mini Cooper com cinco portas e conversíveis compartilhem as mesmas opções de motorização do novo Cooper com três portas. Ou seja, um motor elétrico montado na frente que entrega 181 cavalos de potência na variante Cooper E e 214 cv na versão Cooper SE.

A produção do Countryman será realizada na Alemanha, enquanto o Cooper será fabricado na China, assim como o futuro Aceman. Este último é o resultado de uma parceria de 50:50 entre o Grupo BMW e a Great Wall Motor. Diferentemente do Cooper e do Countryman, que receberão versões a combustão, o Aceman será uma opção totalmente elétrica, oferecendo as mesmas duas opções de trem de força que o Cooper BEV, com 181 cv e 214 cv, respectivamente.