O Sul do Brasil deve passar por instabilidades climáticas depois do ciclone extratropical que causou estragos no Rio Grande do Sul. De acordo com o Climatempo, o feriado pode ter tempestades durante a formação de um novo ciclone.

A Secretaria de Meio Ambiente e infraestrutura do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para o risco de alerta para tempestades com granizo e ventania. O aviso é válido até sábado (9).

O que você precisa saber sobre o ciclone?

Na sexta-feira (8), o avanço de uma nova frente fria vai potencializar a instabilidade e provocar acumulados de chuva de até 100 mm em parte do Rio Grande do Sul, podendo atingir as mesmas áreas impactadas pela chuva dos últimos dias

Comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Ainda segundo o Inmet, a previsão de acumulados significativos de chuva e superiores a 90 mm no centro e leste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Já no Paraná, os volumes podem passar de 30 mm no leste do estado e devem ser inferiores a 20 mm na parte oeste.

Até o momento, 37 mortes foram confirmadas em decorrência do desastre natural no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul, um ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico caracterizado pela formação de tempestades e fortes rajadas de vento. São definidos como sistemas de baixa pressão atmosférica de escala sinótica que ocorrem nas regiões de latitudes médias.

Clima no restante do país durante o feriado

Região Norte: previsão de volumes de chuva superiores a 20 milímetros (mm) no noroeste do Amazonas devido ao calor e a alta umidade. No Pará, Amapá, Rondônia e Tocantins, a previsão é de tempo seco e sem chuva.

Região Nordeste: previsão de tempo seco, sem chuva e com baixa umidade, principalmente, em áreas do Matopiba (região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no interior do Nordeste. Em áreas da costa leste, pode ocorrer chuva passageira.

Região Centro-Oeste: a persistência de uma massa de ar quente e seco deixará o tempo estável, sem chuva e com baixa umidade (valores inferiores a 30%), principalmente, no centro-norte da região. Entretanto, no início da semana, áreas de Mato Grosso do Sul e do extremo sul de Mato Grosso e de Goiás podem registrar baixos acumulados de chuva (inferiores a 40 mm).

Região Sudeste: previsão de tempo seco e sem chuva, principalmente, em áreas do centro-norte de Minas Gerais. No norte do estado mineiro, os valores de umidade relativa do ar podem ser inferiores a 30%. Já no leste da região, podem ocorrer temporais no início da semana, mas com baixos volumes de chuva (inferiores a 20 mm).