O ChatGPT da OpenAI, o chatbot de inteligência artificial incrivelmente popular lançado em novembro, viu as visitas mensais ao seu site diminuírem pelo terceiro mês consecutivo em agosto, embora haja indícios de que a queda esteja se estabilizando.

A informação foi obtida com exclusividade pela Reuters, baseada em análises da empresa Similarweb. As visitas ao site do ChatGPT em desktops e dispositivos móveis em todo o mundo diminuíram 3,2%, atingindo 1,43 bilhão em agosto, após quedas de aproximadamente 10% nos dois meses anteriores.

O tempo que os visitantes passam no site também vem diminuindo mensalmente desde março, passando de uma média de 8,7 minutos em março para 7 minutos em agosto. No entanto, o número de visitantes únicos em agosto em todo o mundo aumentou ligeiramente, passando de 180 milhões para 180,5 milhões de usuários.

O retorno às aulas em várias partes do mundo em setembro pode ajudar no tráfego e uso do ChatGPT, e algumas escolas já começaram a adotá-lo. O tráfego do ChatGPT nos Estados Unidos aumentou ligeiramente em agosto, coincidindo com o retorno das aulas no país.

“Alunos em busca de ajuda com lições de casa parecem fazer parte dessa história: a porcentagem de usuários mais jovens do site caiu durante o verão e agora está começando a se recuperar”, disse David F. Carr, da Similarweb, que acompanha regularmente o ChatGPT e seus concorrentes, em entrevista à Reuters.

O efeito ChatGPT