Mesmo tornando o transporte particular mais acessível no país desde 2014, a Uber conta com altos e baixos em relação a preços e políticas do aplicativo. Recentemente, muito se tem ouvido falar sobre a taxa de intermediação da Uber, que pode aumentar os custos do trajeto para aqueles que desejam viajar pelo aplicativo.

A taxa de intermediação nada mais é do que o valor cobrado pela empresa para intermediar o serviço de viagem entre o passageiro e o motorista. Antigamente, a taxa de serviço cobrada dos condutores era fixa em 25%, entretanto, desde 2018 ela se tornou flutuante. A Uber alega que a variabilidade na porcentagem se dá em razão de poder aproveitar esse valor em descontos aos usuários e promoções. 

Todo caso, o que se tem visto em relatos em várias cidades do país, até mesmo por conta dos recentes protestos de motoristas da categoria, é que a empresa americana chega a ficar com até 60% da corrida, não sobrando aos motoristas sequer a metade do valor da viagem.

Quem paga a conta?

Desde a popularização da Uber, muitos usuários reclamam do aumento vertiginoso no preço das viagens. Em contrapartida, esses valores acima da média não significam necessariamente rendimentos mensais mais altos aos prestadores de serviço. Segundo eles, a Uber não faz reajustes que levem em conta os gastos básicos e de manutenção dos motoristas. No entanto, o aumento no valor da tarifa é uma realidade e quem acaba pagando é o passageiro. 

Até 2018, os motoristas da Uber sabiam detalhadamente quanto o passageiro iria pagar por uma corrida, quanto desse valor seria repassado para o condutor e a porcentagem que iria para a Uber. Se os passageiros nunca tiveram acesso a essa informação, agora também os prestadores de serviço da plataforma estão carentes desses dados.

Para que serve a taxa de intermediação?

Indo na contramão do que dizem os motoristas, a Uber esclarece que o motorista parceiro sempre arrecada a maior parte do que é pago pelo passageiro. E que, pelo fato de a taxa ser variável, existe uma oscilação natural de uma viagem para outra. Segundo a multinacional, essas informações são enviadas por e-mail aos motoristas por meio de um compilado semanal.

A taxa de intermediação, ainda de acordo com a Uber, não se trata apenas de receita para a empresa, mas sim de valores para cobrir custos bancários referentes aos meios de processamento de pagamento, o seguro oferecido nas viagens e o investimento em suporte e em desenvolvimento de tecnologia para o aplicativo.

Vale frisar que qualquer cobrança adicional ao preço da corrida é ilegal, a tarifa é única. Qualquer cobrança à parte do valor estabelecido via aplicativo deve ser documentada e informada ao Procon da sua cidade.  

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