Tudo indica que o próximo iPhone 15, que deve ser anunciado oficialmente em um evento da Apple amanhã (12), estará equipado com uma porta USB-C, marcando o fim de uma era para o icônico conector Lightning. No entanto, há indícios de que o futuro do carregamento pode ser totalmente sem portas.
O Conector Lightning foi concebido com dois objetivos principais: ser compacto e infalível. Foi desenvolvido pela Apple para o iPhone 5, que, na época, era o smartphone mais fino, leve e grande já produzido pela empresa.
Cada milímetro e miligrama contavam. Durante quase uma década, o conector de 30 pinos da Apple, conhecido como Dock Connector, era o padrão, mas era desajeitado, frágil e exigia encaixe preciso. A Apple precisava de uma solução melhor.
Quando o Lightning foi apresentado pela Apple em 2012, a empresa enfatizou o quão pequeno ele era. “Dadas as dimensões do novo telefone e todas as capacidades que desejávamos adicionar”, disse Bob Mansfield, então chefe de engenharia de hardware da empresa, em um vídeo, “tínhamos que gerenciar o espaço interno do telefone com muito cuidado”.
Phil Schiller, diretor de marketing da Apple, orgulhosamente exibiu um slide que afirmava que o Lightning era 80% menor que o Dock Connector.
Mas a Apple também sabia que os usuários comuns apreciariam a praticidade do novo conector. Schiller destacou que o Lightning era mais durável e fácil de usar, já que podia ser conectado em ambas as direções. Ele demonstrou isso, girando as mãos como se estivesse conectando um cabo. A maioria das pessoas sabe que nunca se conecta um cabo USB corretamente na primeira tentativa; com o Lightning, não era possível errar.
Uma nova era se aproxima

O caminho para um iPhone sem portas

Em 2012, quando a Apple introduziu o conector Lightning, Phil Schiller argumentou que a maior mudança estava na crescente transição para a conectividade sem fio. No entanto, paradoxalmente, anunciou um novo conector de cabos. Naquela época, ele descartou a ideia de carregamento sem fio como complicada. Somente em 2017, a Apple adotou o carregamento sem fio nos iPhones.
Nos últimos anos, surgiram rumores de que a Apple planeja lançar um iPhone totalmente sem portas. Embora essa realidade ainda não esteja próxima, a empresa tem promovido o MagSafe como um sistema de carregamento sem fio e introduziu o modo StandBy no iOS 17, destinado a incentivar os usuários a adotarem a colocação do telefone em uma base de carregamento.
O conector Lightning pode ter sido uma solução intermediária até a adoção generalizada do USB-C. No entanto, o futuro pode apontar para um carregamento sem fio verdadeiramente eficaz, com a recente adoção do padrão Qi2 e o crescimento do ecossistema MagSafe da Apple.
Fonte: Olhar Digital
Comentários