O evento da Apple nesta terça-feira (12) foi além dos lançamentos aguardados de novos produtos. A empresa aproveitou para anunciar o maior progresso em descarbonização da sua cadeia de abastecimento global.

O que você precisa saber

Na Apple, estamos orgulhosos que muitos de nossos fornecedores estejam agindo em direção a um futuro neutro em carbono (…) todos temos a responsabilidade urgente de reduzir as emissões e nos proteger contra os piores impactos das mudanças climáticas

Sarah Chandler, vice-presidente de Meio Ambiente e Inovação da Cadeia de Fornecimento da Apple.

iphone apple
A Apple diz que acompanha o progresso anual dos fornecedores na redução de emissões. Imagem: Framesira / Shutterstock

Pegada de carbono na fabricação

Em 2022, foram gerados 13,7 gigawatts de eletricidade renovável pela cadeia de fornecimento global da Apple, evitando 17,4 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono — o equivalente a retirar quase 3,8 milhões de carros das ruas, destaca a empresa.

A fabricação ainda é a maior fonte de emissões. Alimentá-la com energia 100% limpa é um fator-chave também para tornar os produtos Apple neutros em carbono — como os novos membros da linha Apple Watch.

No fim, como resultado dos esforços ambientais, incluindo design de produtos com baixo teor de carbono e novas tecnologias de reciclagem, a Apple afirma que reduziu as suas emissões em mais de 45% nos últimos oito anos sem impactar no crescimento dos negócios. 

Desde 2015, a companhia de Tim Cook trabalha em estreita parceria com fornecedores para lidar com a eletricidade utilizada para fabricar os produtos, por exemplo.

O Brasil também foi citado na apresentação sobre questões ambientais. Mais informações serão divulgadas em breve, incluindo sobre os planos da empresa de Cupertino de investir em reflorestamento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!