Brasileiro fenômeno em base de clube inglês é convocado… pela Argentina
Anuncie Aqui
Há um brasileiro convocado para a seleção argentina. Felipe Rodriguez-Gentile não é figura conhecida no Brasil, mas também não era na Argentina. O jovem atacante, de 16 anos, ganhou a atenção internacional no ano passado, ao estrear na Copa da Inglaterra Sub-18 com cinco gols pelo Preston. O feito raro transformou Felipinho em um jogador monitorado por Diego Placente, treinador da seleção rival, que agora chamou o jovem fenômeno para um período de treinos com o time sub-17.
Apesar de brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, existe uma justificativa plausível para o chamado de Felipinho para a Argentina. O atacante é filho de pais argentinos e viveu no país apenas até 2019, quando então se mudou junto da família para a Inglaterra. Até pouco tempo, o jovem atuava de forma amadora, mas chamou a atenção do Preston North End, da segunda divisão inglesa, e desde então tem encantado os locais.
“Eu mal posso esperar pelo futuro, mal posso esperar pelo próximo ano e para jogar todos os dias. É o meu sonho, então tenho que seguir em frente”, disse Felipinho em dezembro de 2022, logo após o jogo que o alçou a fama com os cinco gols – confira o vídeo ao final do artigo.
Desde aquela partida, Felipinho foi se tornando cada vez mais conhecido na Inglaterra. O Preston, clube modesto da Championship, viu o brasileiro passar a ser cobiçado por poderosos da Premier League. Ainda em dezembro do ano passado, Manchester United, City, Tottenham e Newcastle teriam passado a observar o desenvolvimento do atacante, coforme antecipado pelo Mirror Football.
O chamado de um brasileiro não passou despercebido na Argentina. A convocação de Felipinho se tornou assunto nos principais meios de comunicação do país, o que não é habitual e não aconteceu com os demais 26 convocados.
O Olé destacou a “surpresa” com o nome de um “brasileiro” na lista. A TyC Sports lembrou que Felipinho já passou a ser relacionado para jogos do time principal do Preston, que até aqui lidera a Championship, mas ainda não estreou como profissional. O Marca definiu a convocação como “incrível”.
“Felipe nasceu no Brasil, tem a nacionalidade argentina por nós e também a espanhola, porque tive a iniciativa de tirá-la. Aconteceu um movimento com os argentinos pelas redes sociais para que ele jogue pela seleção, mandam mensagem para ele o tempo todo. Seu sonho é jogar pela Argentina”, declarou Fernando, pai do jogador.
O pai do jogador ainda revelou que Juan Marín Tassi, scout da seleção argentina na Europa, o procurou há pouco tempo para saber sobre a situação do jogador. O contato foi feito por meio de uma chamada de vídeo e, depois, a própria família enviou vídeos, informações e estatísticas sobre Felipinho. Depois disso, o scout foi até a Inglaterra ver um jogo da base contra o Luton.
“Estamos em contato. Ele (Juan) tem seu programa, não é que veio somente ver o Felipe. Ele vê todos os jovens argentinos que estão fora do país”, explicou Fernando.
Em meio a todo furor sobre Felipinho, o Preston se antecipou em junho deste ano e assinou um contrato com o jogador para que ele esteja apto a se candidatar a bolsas oferecidas pelo clube. Desta forma, o atleta pode ter acesso a uma boa educação e conciliar isso aos treinamentos no clube.
A lista de convocados de Diego Placente inclui, além de Felipinho, apenas um outro jogador que não atua no futebol argentino: Mateo Sciancalepore, que é jogador do Espanyol, da Espanha. Os convocados, incialmente, participam apenas de um período de treinamentos no prédio Lionel Andrés Messi, dedicado a seleção de base. Nem todos os jogadores chamados, assim como Felipinho, participaram do Sul-Americano Sub-17, que garantiu a vaga da Argentina no Mundial Sub-17. O Mundial está previsto para novembro e, até lá, uma lista definitiva ainda será divulgada.
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários