Com lançamento simultâneo em todo o mundo, Elon Musk, biografia homônima do CEO da SpaceX, da Tesla e dono do X (ex-Twitter), está oficialmente à venda no Brasil. O livro de Walter Isaacson, mesmo autor das biografias de Steve Jobs (2011), Albert Einstein, Leonardo da Vinci e Benjamin Franklin, foi lançado nesta terça-feira (12) e conta o dia a dia do polêmico e controverso bilionário, revelando histórias desde a sua infância até hoje. 

Para quem tem pressa: 

Isaacson, um dos biógrafos mais importantes da atualidade, frequentou salas de reuniões, fábricas e passou horas conversando com o Musk, sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho e, claro, os seus adversários, para elaborar o perfil de um dos homens mais ricos do mundo. 

Ao mencionar os conflitos com o pai, descrito como “um engenheiro excêntrico, carismático, mas perverso”, o livro coloca o relacionamento familiar como um dos responsáveis por tornar o CEO “um homem imaturo, inflexível e vulnerável ao mesmo tempo, propenso a mudanças abruptas de humor e com uma tolerância extremamente alta a riscos, uma sede de fortes emoções, um grandioso sentido de missão e uma intensidade maníaca insensível e, por vezes, destrutiva.” 

Imagem: divulgação/Intrínseca

A obra revela ainda uma infância de muito bullying, citando agressões e até um episódio em que o jovem Musk precisou ficar no hospital por uma semana após uma surra. 

Há informações ainda sobre o sucesso dos foguetes da SpaceX e as vendas de milhões em EVs da Tesla: nada, aparentemente, o suficiente para o ricaço, que quis comprar o Twitter após não se satisfazer com uma simples proposta para o cargo de diretor. Segundo a prévia do livro, ele reconheceu sua compulsão pelo drama e o desejo em ter o controle total das coisas. 

Preciso mudar minha mentalidade e sair do modo de crise, no qual estou há pelo menos 14 anos, ou possivelmente pela maior parte da minha vida. 

Elon Musk em biografia. 

Em suma, Elon Musk é uma obra reveladora, repleta de histórias de triunfo e incerteza que trazem, conforme sinopse, uma mesma questão: os demônios que impulsionam Musk são aquilo que é preciso para se chegar à inovação e ao progresso? Confira aqui o que esperar do livro!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!