O Oscar é indiscutivelmente uma das maiores premiações do cinema mundial e vencer a estatueta dourada pode alavancar carreiras. David O. Selznick que o diga: o cineasta venceu o prêmio de Melhor Filme por dois filmes produzidos por ele em dois anos seguidos, sendo até hoje a única pessoa a alcançar tal feito.

Oscar de Melhor Filme

David O. Selznick com os protagonistas de “…E o Vento Levou” (Foto: NBCUNIVERSAL/GETTY IMAGES)

Legado e polêmicas

As vitórias não foram isentas de polêmicas.

… E o Vento Levou colecionou Oscar naquele ano (levou oito), mas o legado do filme ficou marcado pela representação racista de personagens afro-americanos e pelos maus-tratos à atriz Hattie McDaniel. Ela, inclusive, venceu como Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel, mas sentou em uma mesa separada na premiação, devido à segregação racial da época.

Rebecca consolidou David O. Selznick como produtor de grandes adaptações literárias. Algumas de suas obras são Nasce uma Estrela (1937), Anna Karenina (1935) e Uma história em duas cidades (1935).

Dois Oscar seguidos

Vitórias sucessivas no Oscar são raras e aconteceram apenas três vezes na história da premiação, sendo O. Selznick o único até hoje a ter dois troféus de Melhor Filme de dos anos seguidos.

Tom Hanks e Spencer Tracy conseguiram o feito na categoria de Melhor Ator. Hanks venceu nos anos de 1994 e 1995, por Philadelphia e Forrest Gump, respectivamente.

Já Tracy venceu em 1938, por Captain Corageous, e 1939 por Boys Town.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!