Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Estilo de vida saudável pode prevenir depressão, aponta estudo

Estilo de vida saudável pode prevenir depressão, aponta estudo

Bolas amarelas com expressões de diversas emoções pintadas

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e da Universidade Fudan (China) analisou uma combinação de fatores para identificar os mecanismos condutores da depressão. A combinação incluía dados de estilo de vida, genética, estrutura cerebral e sistemas imunológicos e metabólicos.

Os pesquisadores associaram sete fatores de estilo de vida mais saudáveis a um menor risco de depressão, sendo: consumo moderado de álcool, dieta saudável, atividade física regular, sono saudável, conexão social frequente e nunca fumar, destaca o Medical Xpress.

Entre os fatores analisados pelos pesquisadores, ter uma noite de sono saudável – entre sete e nove horas por noite – reduziu o risco de episódios de depressão em 22%. Já a relação social frequente reduziu o risco de depressão em 18% e se mostrou mais eficaz contra o transtorno depressivo recorrente.

A equipe examinou dados de quase 290 mil pessoas que foram acompanhadas por um período de nove anos. Entre elas, cerca de 13 mil foram diagnosticadas com a doença.

A doença

A depressão é um transtorno mental que pode ocorrer por diversos fatores – por exemplo: questões genéticas, bioquímica cerebral e eventos da vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada 20 adultos sofre de depressão no mundo.

No Brasil, a prevalência de depressão ao longo da vida está em torno de 15,5%, segundo o Ministério da Saúde. Em todos os casos, o diagnóstico do transtorno é realizado por um profissional da área, através de diagnósticos psicológicos e psiquiátricos.

A depressão é uma doença mental de elevada prevalência e é a mais associada ao suicídio, tende a ser crônica e recorrente, principalmente quando não é tratada. O tratamento é medicamentoso e psicoterápico.

Ministério da Saúde

Ainda de acordo com a pasta, 90-95% dos pacientes apresentam remissão total com o tratamento antidepressivo. “É de fundamental importância a adesão ao tratamento, uma vez interrompido por conta próprio ou uso inadequado da medicação, pode aumentar significativamente o risco de cronificação”, acrescenta. 

O tratamento pode ser realizado na Atenção Primária, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos ambulatórios especializados.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.

Fonte: Olhar Digital

Comentários