Uma múmia cabeluda foi encontrada recentemente em Lima, capital do Peru, junto de vasos de cerâmica e outros artefatos arqueológicos. Os restos mortais pertencem a um indivíduo que viveu há cerca de mil anos, na costa central do país.
A descoberta foi feita em um bairro residencial, no distrito de Miraflores, e anunciada no dia 1 de setembro na página do Facebook do Museu do Sítio de Huaca Pucllana. A múmia foi encontrada com pernas dobradas e mandíbula quase que intacta, de acordo com a arqueóloga Mirella Ganoza, em resposta à Reuters.
A arqueóloga, que liderou as escavações, complementa dizendo que a múmia pertencia a um indivíduo adulto, mas que ainda não teve seu sexo identificado.
O indivíduo viveu no início da cultura Ychsma, antes da chegada dos Incas no Peru. Até cerca de 2015, o que se sabia sobre esse povo era devido a oferendas feitas com cabelos humanos em mates ou embrulhadas por folhas de achira encontradas em diferentes locais do país.
Outros artefatos
Além da múmia, dentro do túmulo, também foi encontrado:
Outra coisa que chamou atenção dos pesquisadores é o penteado com que a múmia foi enterrada. Uma estrutura parecendo uma trança pode ser, na verdade, um cordão que segurava o cabelo. Os pesquisadores também se impressionaram com a localização em que os achados foram descobertos e o quão preservados eles estavam.
Acho muito interessante que bem no coração de Miraflores, no meio da cidade, rodeado de edifícios e construções modernas, ainda esteja preservado um importante local, o centro cerimonial Huaca Pucllana.
Mirella Ganoza
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários