Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO ONU prevê “início do fim” da era dos combustíveis fósseis

ONU prevê “início do fim” da era dos combustíveis fósseis

Agência Internacional de Energia aposta que estamos em um ponto de virada em relação aos combustíveis fósseis (Imagem: Peter Gudella/Shutterstock)

A Agência Internacional de Energia (AIE) aposta que o mundo está em um ponto de virada. O órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que estamos próximos do início do fim da era dos combustíveis fósseis.

Leia mais

O World Energy Outlook, a principal publicação da Agência Internacional de Energia sobre projeções e análises de energia global anual , será divulgado no próximo mês e mostrará que “o mundo está à beira de um ponto de virada histórico”. A declaração é do diretor executivo da AIE Fatih Birol.

Segundo ele, essa mudança terá implicações na luta contra as mudanças climáticas, pois antecipará o pico de emissões de gases de efeito estufa. As informações são da Tech Xplore.

Os combustíveis fósseis estarão conosco por muitos anos, mas olhando para nossos números, podemos estar testemunhando o início do fim da era dos combustíveis fósseis.

Fatih Birol, diretor executivo da AIE

Declínio do petróleo, carvão e gás está próximo

De acordo com Fatih Birol, a demanda global de petróleo atingirá o pico antes do final desta década, e depois cairá. O mesmo acontecerá para o carvão e o gás.

Nossas últimas projeções mostram que o crescimento de veículos elétricos em todo o mundo, especialmente na China, significa que a demanda por petróleo está a caminho de atingir o pico antes de 2030. Depois de permanecer teimosamente alta na última década, a demanda por carvão deve atingir o pico nos próximos anos. E a era de ouro do gás está agora chegando ao fim.

Fatih Birol, diretor executivo da AIE

Ele ressaltou que este é o resultado do crescimento das energias renováveis para a produção de eletricidade, além da mudança acelerada da Europa para longe do gás após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

E alertou, no entanto, que os declínios projetados na demanda por petróleo, gás e carvão “não são nem de longe acentuados o suficiente para colocar o mundo em um caminho para limitar o aquecimento global” a 1,5 grau Celsius – a meta estabelecida no Acordo de Paris. O cumprimento deste objetivo “exigirá uma ação política significativamente mais forte e mais rápida por parte dos governos”, finalizou o representante da Agência Internacional de Energia.

Agência Internacional de Energia aposta que estamos em um ponto de virada em relação aos combustíveis fósseis (Imagem: Peter Gudella/Shutterstock)

Alerta da ONU

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários