No domingo, 10, a missão OSIRIS-REx da NASA realizou uma manobra que a colocou em direção à Terra. A espaçonave está voltando do asteroide Bennu e passará pelo planeta para deixar as amostras recolhidas por lá. Depois disso, ela seguirá viagem para outra rocha espacial.
De acordo com comunicado da agência espacial, os propulsores do sistema de controle de altitude foram acionados para colocar a OSIRIS-Rex no curso que permitirá a liberação da cápsula com amostras. A manobra alterou a velocidade da espaçonave em menos de 1 km/h, mas sem essa pequena mudança, ela passaria direto pela Terra, e perderíamos os pedaços do Bennu.
Atualmente, a espaçonave está a cerca de 7 milhões de quilômetros de distância da Terra e viajando a uma velocidade de cerca de 23 mil quilômetros por hora. No dia 17, caso os engenheiros da OSIRIS-REx achem necessário um último ajuste na trajetória, os motores poderão ser acionados novamente
Próximos passos
A cápsula contendo poeira e pedaços de rocha do Bennu, serão liberados sobre a Terra no dia 24 de setembro a cerca de 102 mil quilômetros acima da superfície. Depois disso, ele irá posar em cerca de 13 minutos na Faixa de Teste e Treinamento de Utah do Departamento de Defesa, a sudoeste de Salt Lake City, nos Estados Unidos.
Cerca de 20 minutos depois de liberar as amostras do Bennu na atmosfera terrestre, a espaçonave da missão OSIRIS-REx irá acionar novamente seus motores para se desviar da Terra e seguir para o asteroide Apophis, na missão OSIRIS-APEX. A previsão é que ela se aproxime da rocha espacial em 2029.
Fonte: Olhar Digital
Comentários