O Alibaba, grupo de negócios baseados em e-commerce, anunciou nesta quarta-feira (13) que abrirá seu modelo de inteligência artificial (IA) Tongyi Qianwen ao público, confirmando informações anteriores de que a empresa já teria recebido a aprovação regulatória chinesa para comercializar o sistema. 

O que você precisa saber: 

De acordo com a Reuters, a Divisão de Inteligência de Nuvem do Alibaba acrescentou que organizações como OPPO, Taobao, DingTalk e a Universidade de Zhejiang chegaram a acordos de cooperação para treinar seus modelos de linguagem ou desenvolver aplicativos de LLM usando o Tongyi Qianwen. O anúncio foi feito via WeChat. 

A postagem também revelou que em breve uma versão de código aberto estará disponível para uso comercial gratuito “por toda a sociedade”. 

Vale lembrar que, recentemente, o chefe da divisão Cloud do Alibaba, Daniel Zhang, renunciou ao cargo. Ele foi substituído pelo recém-empossado Eddie Wu. Em comunicado interno ao grupo, o novo CEO destacou que a IA está no centro da estratégia futura do Grupo Alibaba. 

Durante a próxima década, o agente de mudança mais significativo serão as disrupções provocadas pela IA em todos os setores. Se não acompanharmos as mudanças da era da IA, seremos deslocados. 

Eddie Wu, CEO do Alibaba.