Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Após mais de 10h, indígenas liberam rodovia com promessas de melhorias na segurança pública

13/09/2023 às 17:18
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Após mais de 10h, indígenas liberam rodovia com promessas de melhorias na segurança pública

Indígenas que bloqueavam a MS-156 desde a manhã desta quarta-feira (13/9) liberaram há pouco, depois de mais de 10h, a via que liga os municípios de Dourados e Itaporã, passando no meio da Reserva local. 

O trecho estava fechado nos dois sentidos com pedaços de madeiras e pedras, num manifesto visando melhorias na segurança pública nas aldeias Bororó e Jaguapiru. Na semana passada, um dos líderes dessas comunidades, capitão Ramão Fernandes, foi alvo de ataque, motivando a interdição das pistas. 

Nesta tarde, um boletim de ocorrência foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) pela vítima relatando o caso.

Porém, antes do capitão oficializar a denúncia, lideranças se reuniram na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar para tratar sobre o assunto. O encontro contou com a participação do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira. 

De acordo com Fernandes, ficou definido apoio na segurança nessas comunidades, incluindo a instalação de um ponto de apoio para a PM, além de encaminhamento de veículos para o patrulhamento ostensivo. 

“Foi decidido que vamos receber um container da polícia, duas motos e uma viatura de forma constante a partir de amanhã (14/9). Também será construído um posto da Polícia Militar no local”, disse.

Mais cedo, em entrevista ao Dourados News, o secretário de Justiça e Segurança Pública Antônio Carlos Videira, falou sobre as ações desenvolvidas pela pasta e outras medidas que devem ser feitas nas aldeias.

“Estamos fazendo e vamos aumentar [ações de segurança]. Criamos os conselhos comunitários de segurança indígena em Dourados e Caarapó há mais de dois anos para uma aproximação da comunidade e ter, de fato, eficiência na segurança pública não só como prevenção, mas como na repressão”, relatou.

Videira citou ainda algumas ações ostensivas para evitar também crimes de violência doméstica na comunidade. 

“[Ações] Não só com relação aos crimes de tráfico, roubo e furto, mas também contra violência doméstica, feminicídio e crimes sexuais que acontecem em volume grande naquela região. Então, temos que ampliar cada vez mais as políticas de segurança pública em todo o Estado e nesse caso em Dourados, nas duas aldeias”, concluiu. 

Com o protesto, grandes filas de carretas se formaram nos dois sentidos da via. Em alguns pontos, motoristas chegaram a retornar passando sobre as lombadas elevadas que cortam a MS-156.

Lideranças que conversaram com o Dourados News anteriormente afirmaram que o manifesto se encerraria até 16h, o que não aconteceu, com o bloqueio se estendendo até 17h.

Medo

De acordo com manifestantes, atualmente o medo vem tomando conta da comunidade local mediante aos casos de tráfico e uso de entorpecentes, além do consumo desenfreado do álcool. 

A liderança guarani Edith Martins, que participa do bloqueio, disse à reportagem que a população vem sofrendo com a falta de policiamento, aliado a violência de jovens na região. 

“Antigamente existia um convênio que a polícia entrava aqui [acordo informal para atuação entre a segurança pública e lideranças]. Mas atualmente nos sentimos abandonados e tem piorado por conta das drogas e bebidas. A juventude não respeita mais ninguém, não podemos sair para mais nada. Chega 18h, não conseguimos fazer nada”, disse a indígena. 

Para Jaime da Silva, 46, cacique morador na Aldeia Jaguapiru, o atendimento da segurança pública no local tem sido a maior reclamação. O período de espera é grande durante os chamados. 

“Tem vez que a gente chama a viatura e demora muito, também por isso estamos fazendo esse manifesto”, relatou. 

Rodovia foi liberada na tarde desta quarta-feira entre Dourados e Itaporã – Fotos internas: Dourados News
 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias