O NACFE Inicia Programa de Testes de Caminhões Elétricos com Tesla Semi
O Conselho Norte-Americano para Eficiência de Frete (NACFE) deu início a um novo programa destinado a testar caminhões elétricos em situações do mundo real e divulgar dados em tempo real. O Tesla Semi, um caminhão trimotor da Tesla, foi o primeiro a mostrar resultados promissores, como relatado pela Electrek, um site especializado em veículos elétricos.
Principais pontos:
- O programa Run on Less testou três novos caminhões Tesla Semi este ano.
- Os resultados demonstraram que o caminhão elétrico classe 8 foi capaz de percorrer entre 376 e 545 milhas (cerca de 877 km) no primeiro dia, destacando sua resistência e cumprindo suas promessas, embora tenha sido projetado para viagens curtas.
- Além disso, os veículos realizaram operações de carga e descarga durante o trajeto, embora o peso das cargas não tenha sido divulgado.
- Esses dados indicam que o Tesla Semi está no caminho certo, o que proporciona uma excelente oportunidade para o caminhão provar seu valor contra os céticos que duvidavam da viabilidade dos caminhões elétricos classe 8, avaliou a Electrek.
Para efeito de comparação, o Nikola Tre BEV da Nikola Motors conseguiu percorrer apenas 61 milhas no primeiro dia dos testes. A expectativa é que os testes continuem por pelo menos mais 17 dias.
Embora o Tesla Semi tenha apresentado resultados promissores em testes recentes, ainda existem ressalvas em relação a esse caminhão elétrico. Especialistas destacaram anteriormente que ele pode não ser o produto ideal para viagens de longa distância, pois se concentra muito na tecnologia e na potência, deixando de lado confortos básicos, como camas e espaços mais amplos para os motoristas.
O Tesla Semi originalmente estava previsto para ser entregue em 2019, mas, após três anos de atrasos devido à escassez de peças e à pandemia, as primeiras unidades só foram disponibilizadas no final de 2022, durante um evento especial na Gigafactory de Nevada, nos Estados Unidos. O veículo foi inicialmente revelado como um conceito em 2017, com a promessa de revolucionar o transporte de cargas.
Vale lembrar que a Tesla já possui um planejamento para uma versão mais acessível do caminhão, o Semi Light, que deverá contar com baterias à base de fosfato de ferro e lítio (LFP). Saiba detalhes aqui!
Fonte: Olhar Digital
Comentários