Quando Gabriela López, Global Internal Control & Risk Management Vice President of Grupo Bimbo, se deparou com a tarefa de consolidar as quase 200 políticas internas de um gigante da indústria alimentícia como o Grupo Bimbo, para aproximar e elevar a cultura da empresa, ela descobriu que não bastava desenvolver uma ferramenta de comunicação, ela deveria ter a capacidade de interagir com seus 145.000 colaboradores — como eles chamam seus funcionários.
“Primeiro desenvolvemos um chatbot, mas se você não alimentá-lo com as informações certas e necessárias, ele não responderá quando você perguntar algo que não sabe, e as pessoas ficarão desmotivadas. Esse foi o grande desafio”, explica López.
O Grupo Bimbo, fundado no México em 1945 e hoje um player global de destaque em seu setor, com presença na América Latina, Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia e África, conhece bem a inovação. Embora a Bimbo tenha solidificado a sua posição como um grande produtor de pães e produtos relacionados, a sua marca reside na sua busca incessante pela adoção de tecnologias, tanto externa como internamente, para alimentar o seu progresso contínuo.
Desta vez, a empresa procurou aplicar essa mesma estratégia a portas fechadas. O objetivo de López e sua equipe era reunir as políticas de compliance do grupo em um só lugar e tornar mais fácil para os colaboradores consultá-las de forma rápida e fácil através de um mecanismo de busca que também permitirá interagir, fazer perguntas e acessar informações em uma experiência personalizada e nos diferentes idiomas falados dentro da empresa.
Para atingir este objetivo, tal como já havia sido feito anteriormente para inovar as suas operações, o Grupo Bimbo optou por aproveitar o poder da Inteligência Artificial (IA).
Através das tecnologias Azure AI da Microsoft, como Azure Open AI Service,Form Recognizer e Cognitive Search, a equipe de Business Technology do Grupo Bimbo desenvolveu em duas semanas uma solução que tem um copiloto integrado onde o usuário pode fazer consultas sobre as políticas da empresa.
O copiloto de controle interno e gestão de risco do Grupo Bimbo emprega tecnologia avançada de IA para transmitir informação de forma integrada num formato sintetizado, complementado por links de referência facilmente acessíveis que identificam as fontes exatas da política global, reforçando a resposta com recursos de consulta facilmente verificáveis.
“Esta solução remove barreiras, permitindo que as pessoas entrem e consultem facilmente as políticas de uma forma simples, no idioma que precisam”, afirma Raúl Blanco, AI & Advanced Analytics Lead of Grupo Bimbo, que liderou a equipe responsável pelo desenvolvimento dos Produtos Copilot, como estas soluções são conhecidas dentro da empresa.
O Produto Copilot pode responder em todos os idiomas onde o Bimbo tem colaboradores e operações, do Brasil ao Canadá, Romênia, México e outros países onde está presente, independentemente do idioma em que a consulta é originalmente feita.
“O processo de busca é simples e as respostas são imediatas, poupa muito tempo em questões de pesquisa e tradução”, diz López. Lembrando o chatbot que tinham antes e comparando-o com esta nova solução, ele destaca que o antigo chatbot “era muito rígido e inflexível, não era tão ágil, você precisava fazer muitas perguntas para chegar à resposta e agora, com a IA, com uma única pergunta você obtém a resposta imediatamente”.
O principal benefício desta solução, segundo López, é que promove o compliance dentro das políticas do Grupo Bimbo, que se aplicam a todos os colaboradores da Bimbo nos 34 países onde estão presentes. Anteriormente, a complexidade de encontrar uma política, por exemplo, quando buscavam expandir a sua presença em novos mercados, podia ser uma razão para o não seguir as políticas da companhia.
Agora, esses novos colaboradores podem acessar e aprender a cultura da empresa mais diretamente e, na hora de viajar, podem consultar orientações sobre a compra de voos, tarifas, acomodações, refeições e muito mais. “Corremos o risco de as políticas não serem utilizadas. Você tem uma biblioteca enorme, e ninguém as consulta porque a pesquisa é muito complexa. Agora teremos bastante alinhamento”, diz López.
O Grupo Bimbo decidiu replicar a tecnologia para construir o primeiro Produto Copilot e capacitar todos os indivíduos e departamentos igualmente, assim como a equipe de Comunicação. O produto Copilot para comunicação, também impulsionado pela Microsoft IA, possui diferentes ferramentas que apoiam a equipe na geração de e-mails, elaboração de conteúdo para mídias sociais, proposta de imagens para projetos de marketing, tradução de texto, entre outros.
Como a ferramenta é um copiloto, o usuário está no controle. “Estamos em busca de uma melhor experiência do usuário”, diz Diego Bustos, Chief Data Officer of Grupo Bimbo. O objetivo, explica Bustos, é facilitar o trabalho dos colaboradores.”
Como a ferramenta é um copiloto, o usuário está no controle. “Estamos em busca de uma melhor experiência do usuário”, diz Diego Bustos, Chief Data Officer do Grupo Bimbo. O objetivo, explica Bustos, é facilitar o trabalho dos colaboradores.”
O resultado desta solução tem sido aumentar a eficiência da equipe e o uso estratégico do seu tempo, afirma María Elena Ramírez, Global Communications Intelligence Manager & Governance at Grupo Bimbo, o que levou à capacidade de gerar ideias e projetos inovadores. “É uma ferramenta muito intuitiva, não é difícil para o usuário entender”, diz ela.
A equipe de tecnologia interna do Grupo Bimbo também aplicou soluções para tornar mais eficiente sua equipe de vendas, integrando IA em seus painéis de Power BI e enriquecendo as visualização de previsão de vendas. Para conseguir isso, eles treinaram o modelo de IA para analisar tendências e projeções de vendas. Graças às previsões geradas por IA, a empresa pode projetar planos para aumentar as vendas e avançar com cenários que podem melhorar seu desempenho.
Inovação para impulsionar a transformação digital
O Grupo Bimbo adotou duas abordagens ao criar estas soluções, aproveitando os benefícios oferecidos pelo Machine Learning (ML) e pela IA Generativa.
“O primeiro é aprender e surpreender com as possibilidades, enquanto o segundo é transformar a forma como trabalhamos para fazer muito mais e de maneira mais fácil”, afirma José Antonio Parra, Vice President of Global Digital Transformation and Data & Analytics at Grupo Bimbo. “Para nós, que estamos em vários países, em constante crescimento e cujos negócios envolvem milhares de pessoas e milhões de clientes, não poderíamos deixar passar o tempo de adotar IA para manter nossa liderança na indústria de panificação.”
Graças a essa visão, eles decidiram usar a tecnologia de IA da Microsoft, já que a maioria de seu ambiente de negócios depende de soluções da Microsoft, expandindo suas capacidades por meio de IA fez todo o sentido para o Grupo Bimbo. “Temos um relacionamento muito bom com a Microsoft, ela é líder em seu setor e as soluções que eles oferecem também são as que melhor se conectam com nosso ambiente de negócios”, diz Parra.
Sobre a colaboração com o Grupo Bimbo, Rodrigo Kede, Presidente para Enterprise Américas da Microsoft, comenta: “A parceria da Microsoft com o Grupo Bimbo é um grande exemplo de como uma mentalidade de inovação e as novas capacidades de IA podem acelerar a transformação de uma empresa tão grande que já é líder em sua indústria.”
Um aspecto importante ao começar a construir esses produtos Copilots foram os dados. A qualidade dos dados é essencial para o seu funcionamento. Segundo Bustos, “os dados são como a farinha, a linha de produção é onde fazemos todo o processo de computação, não se pode ter falhas na linha de produção, e a matéria-prima (os dados) tem que ser da mais alta qualidade”.
Juntamente com a qualidade, a segurança dos dados foi essencial para o Grupo Bimbo nestas implementações. Os Copilots do Grupo Bimbo utilizam informações internas da empresa, por isso elas devem ser mantidas protegidas. Graças às capacidades de IA responsável integradas no Azure, o Grupo Bimbo mantém a privacidade, transparência e confiança nos seus dados.
O próximo passo, após o desenvolvimento, apresentação das soluções e testes, é a implementação. O Grupo Bimbo lançou estas aplicações globalmente, nos mercados onde está presente, como México, Canadá, Brasil, Romênia, entre outros, para que todos os seus colaboradores possam conhecê-las e começem a utilizá-las e a experimentá-las.
Uma mudança na cultura de trabalho impulsionada pela IA
Segundo Parra, todos os papéis serão transformados por essa tecnologia. Como ele mencionou, a IA vai enriquecer as pessoas, vai capacitá-las. E é isso que o Grupo Bimbo procura com a implementação destas soluções de IA: pessoas empoderadas, independentemente do papel e da organização.
No caso da organização Controle e Risco, López tem certeza de que a solução orientada por IA se tornará um hábito para as pessoas buscarem esclarecimento sobre as políticas internas. Para Ramírez, na área de Comunicação, como uma equipe global, isso permitirá “padronizar a qualidade das entregas, ser mais eficientes em custos e dedicar mais tempo à parte analítica e tomar melhores decisões”.
Para Bustos, a IA os colocará em uma posição privilegiada, pois poderão conhecer seus consumidores e seus clientes mais rapidamente, além de serem capazes de dar respostas mais rápidas ao mercado. De acordo com sua visão, eles terão mais agilidade e maior previsibilidade para antecipar e personalizar soluções, além de simplificar tarefas repetitivas e de fácil interação. “A IA deve melhorar a capacidade do ser humano, e não substituí-lo”, diz Bustos.
No Grupo Bimbo, estão convencidos de que este é o início de uma jornada que continuará a tirar partido dos serviços de ponta da Microsoft para desenvolver soluções como os Produtos Copilot e a integração da IA nos dashboards do Power BI, para capacitar os seus colaboradores e inovar.
Fonte: Olhar Digital
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