Nesta quarta-feira (13), CEOs das principais empresas de tecnologia dos EUA se reunirão no capitólio para um fórum que discutirá a regulamentação da inteligência artificial (IA) com os senadores americanos.

O que você precisa saber:

Este é um momento de participação total para o Congresso. Precisamos de especialistas em IA, especialistas em ética, líderes trabalhistas, grupos de direitos civis, do mundo acadêmico, da defesa e muito mais, ajudando-nos no trabalho que temos pela frente.

Senador Chuck Schumer, no X.

Apesar de não ter uma legislação específica para a IA, as agências reguladores e Congresso dos EUA já adotaram algumas medidas para lidar com a tecnologia, como a implementação de selos de rotulação pelas big techs, que permitem identificar imagens geradas artificialmente.

Além disso, nesta semana, mais oito empresas de inteligência artificial se comprometeram a estabelecer padrões de segurança, proteção e confiança. Ao todo, já são 15 companhias comprometidas com o acordo, incluindo IBM, Google, Inflection AI, Microsoft, OpenAI, Amazon e mais. 

Como observa o New York Times, a expectativa é que a Casa Branca estabeleça uma ordem executiva sobre a IA ainda esse ano após realizar diversas reuniões com representantes das empresas e especialistas no tema.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!