Artes rupestres da Idade da Pedra encontradas nas montanhas de Doro Nawas, na Namíbia, foram feitas com tamanha riqueza de detalhes que especialistas conseguiram distinguir animais e humanos, definir seu gênero e idade. São mais de 500 pegadas esculpidas em rochas que, com a ajuda de rastreadores indígenas, foram desvendadas.
Pegadas rupestres da Idade da Pedra
Definições específicas
Pela riqueza de detalhes, os pesquisadores e rastreadores indígenas conseguiram definir até o gênero, a idade e de qual perna se tratava cada pegada. Eles descobriram que os registros eram de 398 animais adultos e 98 não adultos. Foram 227 pegadas de animais machos e 180 de fêmeas.
Em relação às 106 pegadas humanas, a maioria era de pessoas não adultas, sendo apenas 15 de adultos. 74 pegadas eram de homens e 32 de mulheres. 56 eram do pé direito e 50, do esquerdo.
Importância e significado
Normalmente, artes rupestres não são tão bem definidas e, quando são, ainda não é possível distinguir elementos tão precisos.
Para os pesquisadores, isso é um sinal de que esses registros, bem como a diferenciação entre pé direito e esquerdo, podem ter um significado importante para a comunidade da Idade da Pedra que fez as artes.
O estudo foi publicado na revista PLOS ONE.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários