Quem viu o Equador vencer de virada o Uruguai, por 2 a 1, pelas Eliminatórias, pode ter se espantado com o camisa 16 de La Tri. Mas só se não acompanhar, de perto, as competições de base na América do Sul. Kendry Párez já é nome falado há anos. Apesar de ter só 16. E de, com 16, já escrever sua história na seleção equatoriana.
Páez se tornou, contra o Uruguai, o segundo jogador mais jovem a atuar por La Tri, com 16 anos, quatro meses e oito dias. Superou Felipe Caicedo, que por tanto tempo vestiu a camisa tricolor, e que em 2005 havia estreado com 16 anos, sete meses e 29 dias. Só que ficou atrás de Jorge Bolaños, El Pibe de Oro, que contra a Argentina, em dezembro de 1960, entrou em campo com 16 anos, três meses e oito dias. Páez, porém, se tornou o mais jovem garçom da seleção, ao dar a Torres o segundo gol da vitória equatoriana.
Além do feito pelo Equador, Kendry Páez se transformou no mais jovem da história das eliminatórias. Superou o boliviano Gilbert Álvarez, promessa que chegou a atuar na base do Cruzeiro, e que participou em 2009 de um jogo do torneio classificatório para a Copa do Mundo de 2010. Álvarez segue em atividade, porém com uma carreira de pouco destaque fora da Bolívia.
A academia de formação do Independiente del Valle já se consolidou como uma das mais fortes do futebol sul-americano. O investimento em estrutura, em olheiros com uma ampla área de atuação, e em metodologia de treinamento possibilitam o clube revelar nomes como Piero Hincapié, Gonzalo Plata, Moisés Caicedo e, agora Páez.
A jovem promessa equatoriana chegou ao Del Valle ainda com 11 anos. Logo, foi colocado no time sub-15, passou pelos sub-17 e sub-19 até chegar na equipe principal. Apesar de a direção tentar, ao máximo, lapidar o jogador antes da estreia no profissional, foi inevitável a rápida ascensão.
Com apenas 15 anos, Páez estreou no Campeonato Equatoriano em fevereiro deste ano. Foi titular e marcou o gol da vitória contra o Mushuc Runa. Foi o jogador mais jovem a anotar um tento na Liga.
Em maio, pouco antes de completar 16 anos, se tornou, também, o mais jovem equatoriano a estrear na Libertadores. Participou da vitória do Del Valle sobre o Corinthians, em Itaquera.
Ainda em 2023, Kendry Páez jogou o Sul-Americano sub-17 e o Mundial sub-20 pela seleção equatoriana. Somou dois gols e seis assistências no primeiro, e um gol e dois passes para gol no segundo. Foi destaque em ambos.
Meia ofensivo habilidoso, com ótima capacidade no 1 contra 1, tem a tendência a atuar no lado direito, mais avançado. Se adapta bem, também, aberto no campo, trazendo para o meio. Tem excelente visão de jogo.
Comprado pelo Chelsea por 20 milhões de euros, só irá para Londres quando tiver completado a maioridade. Até lá, seguirá brilhando no futebol sul-americano, e também em La Tri.
Contra o Uruguai, já conseguimos ver um pouco do futuro promissor que o Equador deve ter com Kendry Páez e Moisés Caicedo no meio-campo. E, também, do que espera a Premier League para o futuro.
Fonte: Ogol
Comentários