Os magnatas da tecnologia – entre eles, Elon Musk (dono da Tesla, SpaceX e X), Mark Zuckerberg (CEO da Meta) e Bill Gates (cofundador da Microsoft) – falaram sobre inteligência artificial (IA) no Congresso dos EUA nesta quarta-feira (13). O debate ocorreu numa reunião a portas fechadas com mais de 60 senadores.
Para quem tem pressa:
A ocasião rolou enquanto os EUA se preparam para elaborar legislação para controlar melhor a tecnologia. Musk, por exemplo, alertou sobre o que ele vê como o potencial de ameaça da IA para a humanidade, de acordo com um participante ouvido pelo Wall Street Journal. Já Gates disse que a tecnologia poderia ajudar a enfrentar a fome no mundo, contou o senador Chuck Schumer, que convocou a sessão.
O que rolou no debate
Um tópico de discussão girou em torno da prática de tornar certos programas de IA “código aberto” – isto é, disponíveis para o público baixar e modificar. Alguns na sala levantaram preocupações sobre a prática, que tem o potencial de colocar sistemas de IA poderosos em mãos erradas, de acordo com um participante ouvido pelo WSJ.
No entanto, Zuckerberg, cuja empresa Meta Platforms lançou modelos de código aberto poderosos, defendeu a prática. Ele disse aos senadores em sua declaração inicial que o código aberto “democratiza o acesso a essas ferramentas, e isso ajuda a nivelar o campo de jogo e promover a inovação para pessoas e empresas”, de acordo com trechos divulgados pela empresa.
Outro tópico foi relacionado aos trabalhadores que veem a IA como uma ameaça potencial aos seus empregos. A senadora Maria Cantwell relatou um momento no qual a head do Sindicato dos Roteiristas, Meredith Stiehm, descreveu as opiniões de membros que estão em greve em busca de um novo contrato com estúdios de Hollywood em parte para lidar com esses temores.
Em outro momento, Schumer perguntou aos magnatas presentes se concordavam que o governo precisava desempenhar um papel na regulamentação da inteligência artificial. Todos presentes levantaram as mãos, disse Schumer durante uma pausa na sessão, que durou o dia todo.
Portas fechadas
Aliás, as portas fechadas da sessão foram criticadas por alguns setores. O senador Josh Hawley, por exemplo, questionou se a reunião foi planejada “para evitar que os senadores façam perguntas difíceis que os CEOs não queiram responder”.
Schumer, que organizou a reunião com um grupo bipartidário de outros três senadores, afirmou que o formato foi projetado para permitir um debate franco.
Eles falaram um com o outro sem rodeios. Todos aprenderam uns com os outros.
Chuck Schumer, senador que convocou o debate
Elon Musk disse aos repórteres, ao sair da sessão, que não acreditava que o Congresso estivesse pronto para regulamentar a IA. O bilionário acrescentou que fazia sentido estudar o assunto antes de redigir a legislação.
Na verdade, vi muito pouco desacordo.
Elon Musk, dono da Tesla, SpaceX e X, em vídeo publicado pela CBS News
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários