A instalação de turbinas eólicas offshore surgiu como um negócio promissor: além de aproveitar do vento natural vindo dos mares, poupa o espaço que seria usado em terra e os possíveis danos ao meio ambiente. No entanto, os projetos nesse sentido ainda estão tentando equilibrar custo de instalação e manutenção com o potencial de geração de energia. Uma nova turbina eólica de uma única pá prometeu ser a solução, custando metade do valor para gerar ainda mais energia que outras.
Turbina eólica econômica

Capacidade e potência
O segredo da instalação é a parte submersa. Com a boia e o lastro sustentando toda a estrutura, não há risco de a turbina eólica ser levantada para fora da água. Assim, ela pode funcionar em situações mais extremas.
Segundo a própria empresa, enquanto uma turbina comum precisa desligar quando o vento ultrapassa 90 km/h, esta pode continuar trabalhando com velocidades até 252 km/h. Com menor tempo de inatividade, vem a maior potência.

Aplicação da turbina eólica da Touchwind
A empresa concluiu os protótipos das plataformas terrestres de apoio e flutuantes que fazem a turbina eólica funcionar, na Holanda. Agora, está expandindo os testes, que receberam investimentos da companhia de navegação japonesa Mitsui OSK Lines.
A Touchwind espera que os investimentos acelerem o tempo de lançamento da turbina no mercado, mas ainda não sabe quando produzirá em larga escala. Com isso, não é possível saber quanto ela custará e se será viável comercialmente na indústria.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários