As baterias de íons de lítio já são amplamente usadas e estão presentes em celulares, tablets, notebooks e ferramentas elétricas. Com a popularização dos veículos elétricos, algumas delas, de maior porte, também estão sendo usadas para como fonte de energia. Uma das dificuldades das baterias, porém, são os resíduos que deixam para trás na hora do descarte, conhecido como lixo eletrônico.
Duas empresas dos EUA se uniram para minimizar esse problema: elas estão produzindo baterias de íons de lítio feitas com metais reciclados, o que pode diminuir a forma como esses dispositivos poluem o meio ambiente.
Baterias recicláveis
Poluição das baterias
Apesar do projeto não significar que as baterias poluirão menos após seu uso, diminuem esse fator na outra ponta: elas são produzidas a partir dos materiais descartados. Segundo a BASF, a fabricação com metais reciclados pode diminuir a pegada de carbono em cerca de 25%.
Corroborando com o objetivo de tornar essa cadeia ainda mais sustentável, principalmente em um momento de popularização dos veículos elétricos, o Departamento de Energia dos Estados Unidos anunciou doações de US$ 192 milhões (aproximadamente R$ 944 milhões) para promover empresas que reciclam esses dispositivos.
A BASF e a Nanotech estão trabalhando com essas baterias em um circuito fechado na América do Norte, usando íons de lítio feitos a partir de materiais reciclados localmente. Conforme a produção aumentar, a intenção é construir uma cadeia de produção e fornecimento para outros locais.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários