Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

O ex-comandante do Planalto declara à CPMI que não houve negligência por parte dos militares em relação aos eventos de 8/1

14/09/2023 às 11:19
3 min de leitura
General Dutra na CPMI

Anuncie Aqui

General Dutra depõe na CPMI dos atos de 8 de Janeiro e enfatiza respeito à legislação

O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto (CMP), revelou que a inteligência do Exército não forneceu informações sobre o perfil dos manifestantes que acamparam em frente ao Quartel-General (QG) de Brasília após as eleições de 2022. Ele destacou, no entanto, que o Exército não tinha a atribuição de emitir “juízo de valor” em relação ao conteúdo das manifestações.

Em seu depoimento perante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de Janeiro, o general Dutra afirmou: “Não cabia ao Exército fazer qualquer juízo de valor sobre o teor das manifestações ou o controle de legalidade das pautas reivindicadas, sob pena de caracterizar eventual abuso de autoridade.” Ele também enfatizou que o Exército seguiu a legislação, que estabelece que as forças militares só podem intervir em casos de crimes militares, enquanto nos demais casos, a responsabilidade recai sobre os órgãos de segurança pública.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias