O Grupo Alibaba vai adotar a inteligência artificial como prioridade e valorizar funcionários mais jovens. A declaração foi dada pelo novo CEO da empresa Eddie Wu. Ele assumiu o cargo de chefe-executivo neste domingo (10) em meio ao processo de reestruturação mais ambicioso da história da companhia chinesa.

Leia mais

Entenda a mudança

IA e o processo de reestruturação do Alibaba

A revelação da nova estratégia da empresa surge no momento em que a companhia enfrenta o maior processo de reestruturação de sua história.

A ideia é que o Grupo Alibaba seja dividido em seis unidades distintas, incluindo nuvem, comércio eletrônico, logística, mídia e entretenimento.

Cada unidade será supervisionada por seu próprio CEO e conselho de administração, e a maioria deles terá a opção de buscar listagens separadas ou captação de recursos, segundo informações da CNN.

Olhando para o futuro, os dois principais focos estratégicos do Alibaba serão o usuário em primeiro lugar e foco na IA. Recalibraremos nossas operações em torno dessas duas estratégias principais e remodelaremos nossas prioridades de negócios. Durante a próxima década, o agente de mudança mais significativo serão as provocadas pela IA em todos os setores. Se não acompanharmos as mudanças da era da IA, seremos deslocados.

Eddie Wu, CEO do Grupo Alibaba

Eddie Wu substituiu Daniel Zhang no cargo de CEO da empresa (Imagem: divulgação/Grupo Alibaba)

O ambiente de negócios também se tornou mais difícil para uma das empresas mais valiosas da China. A economia chinesa está em desaceleração, com os consumidores controlando os gastos.

Nesse cenário, empresas de comércio eletrônico como a Alibaba estão sob pressão para oferecer produtos com mais descontos para atrair clientes. A companhia enfrenta a concorrência crescente de grandes rivais online, incluindo Pinduoduo e Douyin, de propriedade da Bytedance, um aplicativo de vídeos curtos com um forte negócio de compras ao vivo.

Wu disse que o Alibaba alcançou um rápido crescimento nos últimos 24 anos “aproveitando a tendência da tecnologia da Internet”. Mas deve “transformar-se” para “encontrar a chave para o futuro”, à medida que os modelos tradicionais da Internet se tornam cada vez mais homogêneos e novas tecnologias como a IA emergem como o novo motor do crescimento empresarial global.

Equipe mais jovem

Além disso, o Alibaba tornará a sua equipe de liderança mais jovem. O objetivo é promover os nascidos depois de 1985 para formar “o núcleo da sua equipe de gestão empresarial” nos próximos quatro anos, acrescentou.

O Alibaba vai reforçar os seus investimentos estratégicos em três áreas: plataformas de Internet orientadas para a tecnologia, negócios tecnológicos orientados para a IA e redes de comércio global, disse ele. E procurará também “relações abertas e colaborativas”, inclusive com empresas que tradicionalmente considera concorrentes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!