O Google Chrome é o navegador mais popular e utilizado entre os internautas, então provavelmente seus usuários já se depararam com alguma mensagem de erro. Mas o que fazer quando isso acontece? Descubra a seguir como corrigir os principais erros que o Chrome pode apresentar.
Os erros podem aparecer por diversos motivos. Por exemplo, o navegador pode não abrir por estar sendo executado em segundo plano. Isso é comum, assim como um antivírus pode estar bloqueando a abertura do software ou a memória do computador pode estar cheia e não conseguir executar certos comandos como executar programas.
Primeiro vamos listar algumas das mensagens de erros que podem aparecer, se o Google Chrome falhar, travar ou não for iniciado:
Se uma página específica não funcionar, tente corrigir os problemas de carregamento de página, seja no computador, Android, iPhone ou iPad.
A seguir, vamos mostrar que procedimentos simples podem resolver o problema. Confira algumas soluções para corrigir os erros do Chrome.
Primeiro passo é testar correções de falhas comuns do Chrome
Para isso, você deve fechar outras guias, extensões e apps, reiniciar o Chrome ou reiniciar o computador. Para resolver problemas de falha do Chrome, você pode verificar a existência de malware, abrir a página em outro navegador, corrigir problemas da rede e denunciar problemas do site e corrigir apps com problemas (somente computadores Windows). Por último, desinstalar e reinstalar o Chrome. Vamos explicar como executar cada uma das alternativas.
Fechar todas as guias para corrigir o problema
Pode ser que o Chrome não abra por estar aberto em segundo plano. Por isso é necessário fechar todos os processos relacionados ao navegador para corrigir o problema. É só clicar com o botão direito na barra de tarefas e abrir a opção “Gerenciador de Tarefas”. Selecione “Google Chrome” ou “chrome.exe” e clique em “Finalizar tarefa”, na parte inferior à direita. Feito isso, abra o navegador para verificar se o problema foi resolvido.
Mudar as configurações de compatibilidade do Chrome
Usar versões mais antigas do Windows também podem impedir que o navegador abra. Isso acontece porque a versão do Windows que está sendo utilizada não é mais compatível com o sistema.
A solução é mudar as configurações de compatibilidade para que o navegador seja executado no Windows 7, Windows 8 ou em outras versões lançadas há mais tempo.
Para alterá-las, você deve clicar com o botão direito no atalho do Chrome na área de trabalho. Selecione “Propriedades” e depois “Compatibilidade”, opção na barra superior. Agora, marque o tópico “Executar este programa em compatibilidade com” e selecione a sua versão do Windows. Clique no botão “Aplicar” e verifique se o Google Chrome abre dessa forma.
Abrir o Chrome sem extensões
Se o Google Chrome não carregar páginas, você pode tentar abri-lo sem extensões. Se o computador ficou sem memória suficiente para conseguir carregar uma página ao mesmo tempo que executa aplicativos, extensões e programas. Pode ser necessário liberar memória para que o Chrome inicie sem problemas.
Para fazer esse procedimento, feche todas as guias, menos a que mostra a mensagem de erro. Saia de outros aplicativos ou programas em execução. Depois, desinstale as extensões desnecessárias no lado direito da barra de endereço, é só procurar o ícone da extensão, clique nele com o botão direito e vá em “Remover do Chrome”.
Desativar temporariamente o antivírus
O Google Chrome pode estar sendo bloqueado pelo seu antivírus. Se esse for o problema, uma solução é desativar o programa temporariamente. No caso do Windows Defender, basta pressionar as teclas Win + I para abrir as configurações. Então, vá para “Atualização e Segurança” e, na barra lateral esquerda, clique em “Segurança do Windows”. Depois, no lado direito, clique em “Abrir Segurança do Windows” e em “Proteção contra vírus e ameaças”. Em seguida, clique em “Gerenciar configurações” e desative a proteção em tempo real desligando o botão.
Reiniciar o computador
Ao reiniciar a máquina, todos os programas, aplicativos e processos em execução serão pausados e não atrapalharão o carregamento e o funcionamento do sistema. Tudo é finalizado e assim você pode restabelecer o funcionamento correto de uma página da internet.
Desinstalar e reinstalar o Chrome pode corrigir erros
Se nenhuma das soluções acima funcionar, você ainda pode recorrer a essa última. Ao desinstalar e reinstalar o Chrome, poderá corrigir problemas relacionados ao mecanismo de pesquisa, pop-ups, atualizações ou outros motivos que impedem a abertura correta do navegador. Antes disso, exclua todos os dados do Chrome da pasta “Appdata”, que contém configurações do browser que podem ser corrompidas e causar mais problemas.
Pressione as teclas Win + R para abrir a janela Executar. Escreva “appwiz.CPL” na caixa de texto e dê um OK. Clique duas vezes no Google Chrome para desinstalá-lo. Em seguida, abra novamente a janela Executar pressionando as teclas Win + R. Escreva “Appdata” e selecione OK. Vá até a pasta “Local”, clique com o botão direito na pasta Google e selecione “Excluir”.
Para instalar o Chrome novamente, vá até a página de download do navegador (https://www.google.com/chrome/) e baixe o browser. Se solicitado, clique em “executar” ou “salvar”. Caso tenha escolhido a opção “salvar”, clique duas vezes no download para começar a instalação. Depois, basta clicar em “abrir arquivo”. Se aparecer a pergunta “Deseja permitir que este aplicativo faça alterações em seu dispositivo?”, responda “Sim”.
Contatar o Google
Se você tentou corrigir os erros do Chrome com as dicas acimas e não obteve sucesso, e ainda, se outros sites estiverem abrindo normalmente, o problema pode estar especificamente no site. Você pode enviar as informações de erro para o Google para que a empresa tente resolvê-lo.
Fonte: Olhar Digital
Comentários