Taiwan detecta 68 aviões de guerra e dez navios chineses em suas proximidades
O Ministério da Defesa de Taiwan confirmou hoje, 14 de setembro, a presença de 68 aviões de guerra e dez navios da China nas imediações de seu território. Essa detecção ocorreu após a ilha alertar sobre exercícios militares chineses no Pacífico Ocidental.
Na quarta-feira, 13 de setembro, o ministério taiwanês da Defesa havia relatado a identificação de 35 aviões de combate chineses circulando ao redor da ilha, alguns deles se dirigindo ao Pacífico Ocidental para participar de treinamentos junto ao porta-aviões “Shandong”. A presença desse porta-aviões já havia sido detectada na segunda-feira, 11 de setembro, a apenas 110 quilômetros ao sudeste de Taiwan, seguindo em direção ao Pacífico Ocidental.
Além disso, o Ministério da Defesa do Japão também comunicou ter detectado seis navios, incluindo o “Shandong”, avançando a 650 quilômetros ao sul da ilha japonesa de Miyakojima, a leste de Taiwan. Autoridades japonesas também observaram aviões e helicópteros realizando operações de pouso e decolagem a partir do porta-aviões.
A quantidade de aeronaves de guerra na região tem aumentado desde 2022, quando Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, visitou Taiwan. Pequim considera Taiwan como parte de seu território e tem intensificado a pressão militar e política sobre a ilha desde a eleição de Tsai Ing-wen como presidente em 2016.
*Com informações da AFP
Fonte: Jovem Pan News
Comentários