O Google anunciou, nesta quinta-feira (14), uma mudança muito importante e positiva para sua política de atualizações do Chrome OS, sistema operacional que é utilizado em todo Chromebook: a partir de agora, modelos terão 10 anos de updates automáticos. Com isso, os portáteis poderão seguir em uso por mais anos do que anteriormente planejado.

O que você precisa saber:

Enquanto o mundo Android é literalmente uma enorme bagunça quando o assunto é atualização do sistema operacional, especialmente para aumentar a segurança de uso dos próprios celulares, no Chromebook o Google é muito mais atento ao problema e até então prometia que todo dispositivo com Chrome OS recebe correções de segurança por oito anos.

Agora, prestes a comemorar seus 25 anos, o Google mudou a estratégia para ainda melhor e aumentou em dois anos o tempo de atualizações. Assim, todo Chromebook lançado a partir de 2021 receberá 10 anos de updates e isso significa que correções de segurança chegarão ao menos até 2031.

Chromebook será atualizado por uma década (Imagem: divulgação/Google)
Chromebook será atualizado por uma década (Imagem: divulgação/Google)

Chromebook muda atualizações automaticamente

A nova política de atualizações é automática para todos os fabricantes, mas não para os Chromebooks lançados antes de 2021. Nestes casos a atualização focada em segurança de uso também cresceu, mas o usuário ou o setor de TI precisa aceitar o maior prazo para que ele funcione corretamente.

É importante lembrar que os 10 anos de atualizações de segurança para o Chromebook vale a partir do momento em que ele é lançado, não quando o usuário compra e liga pela primeira vez. Então se você comprou um modelo de 2019 em 2023, ele seguirá com updates até 2029 e não até 2033.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!