Os filmes classificados como “curta-metragem” possuem uma duração bastante reduzida e, por isso, precisam construir uma narrativa atrativa e com começo, meio e fim em pouquíssimos minutos. Muitas produções independentes veem na internet a oportunidade de popularizar suas histórias quando não há um grande orçamento, o que pode compensar caso a obra seja bem-feita e gere engajamento. A seguir, confira quatro dos melhores curtas de terror para assistir gratuitamente no YouTube.
1. Lights Out (2013)
Apesar do título em inglês, o filme não apresenta falas entre os personagens, mas sons ambientes, de respiração e demais ruídos a fim de criar uma atmosfera de aflição. A história é bem simples e rápida, intriga o telespectador nos primeiros segundos e prende a atenção.
Lights Out inicia com a imagem de uma mulher, que sai de um cômodo em sua casa, caminha pelo corredor e apaga as luzes. Contudo, antes de virar-se completamente e deitar-se na cama do quarto, ela enxerga, de relance, no final do corredor, a silhueta do que parece ser uma pessoa. Quando acende a luz, percebe que ninguém está ali, e ao apagá-la, percebe a silhueta desconhecida se aproximar cada vez mais.
A narrativa do filme foi desenvolvida por David F. Sandberg, que dirigiu, escreveu, produziu, filmou e editou. O curta fez tanto sucesso que foi adaptado para um longa-metragem em 2016 direto para as salas de cinema.
2. The Ballerina (2021)
A obra também não apresenta diálogo entre os personagens, apenas sons… mas esses sons vão causar um frio na sua espinha. De início, vemos uma jovem mulher entrando em um estúdio de ballet: o lugar é enorme, bem iluminado, cheio de espelhos e barras, e a moça está sozinha.
Ela começa a ensaiar alguns passos em um dos espelhos quando observa um dos lustres piscar de uma forma estranha, como se as lâmpadas fossem queimar. Então, pelo canto do olho, algo chama sua atenção no espelho lateral: ela poderia jurar que seu reflexo fez um movimento diferente do seu corpo. Então, depois de muito testá-lo, o seu reflexo começa a se mexer de forma diferente, quase como se fosse outra pessoa.
Uma de frente para a outra, as bailarinas acharam a interação curiosa e tentam incentivar uma a outra a fazer alguns passos. Mas diferente da mulher original, o reflexo não tem tanta habilidade corporal, e quando fica irritado, decide quebrar alguns dos ossos da bailarina. O curta foi publicado em 2021 e dirigido por Aaron Fradkin.
3. Man On A Train (2021)
Uma mulher anda pelo vagão de um trem até encontrar um lugar confortável para sentar. Em seguida, ela parece interessada em observar à distância a localização dos outros passageiros e o que eles conversam. Segundos depois, percebe que todos sumiram subitamente, com exceção de um homem estranho.
Este homem não tem feições visíveis e o redor de seus olhos são escuros e embaçadas, como se fossem dois buracos. Conforme ela o encara inúmeras vezes para ter certeza do que está vendo, percebe que o homem reproduz movimentos estranhos e começa a se aproximar dela, assento por assento, sem fazer um único barulho. Então, num piscar de olhos, ele está perto demais.
4. The Quiet Zone (2018)
Este curta também envolve um trem, mas a história se passa em mais de um cenário. Tudo começa quando uma passageira ouve outra pessoa assoviando no silêncio sepulcral do vagão e se incomoda, gritando para que fique quieta. Um tilintar de ferro fechando, como o de alguma ferramenta, chama a atenção dela, que se assusta, levanta-se e decide ir embora.
Conforme se distancia do trem, o assovio a acompanha e ela ouve barulho de passos. Quando finalmente se esconde, percebe rapidamente que a pior coisa que fez foi reclamar do assovio alheio, porque o seu autor irá encontra-la e… assoviar de muito mais perto. O curta foi dirigido e escrito por Andrew Ionides.
Fonte: Olhar Digital
Comentários