A SkyDrive, fabricante japonesa de aeronaves elétricas que pousam e decolam na vertical (eVTOL, na sigla em inglês), anunciou sua mais recente pré-encomenda do modelo homônimo nesta sexta-feira (15). Desta vez, veio da Coreia do Sul: 50 modelos, que serão construídos no Japão com a ajuda da Suzuki.

Para quem tem pressa:

Atualmente, congestionamentos entopem as ruas e avenidas das áreas metropolitanas do país. Isso levou o governo a elaborar o Roteiro de Mobilidade Urbana Aérea da Coreia (K-UAM), cujo objetivo é reduzir o tempo de viagem dos cidadãos em 70% por meio da implementação de novas tecnologias. É aí que entram os eVTOLs.

Além da decolagem e pouso verticais, esse tipo de aeronave – conhecida popularmente como “carro voador” – é caracterizado pela eletrificação e piloto automático totalmente autônomo.

Encomendas de eVTOLs

Carro voador da SkyDrive vazio com porta aberta
(Imagem: Divulgação/SkyDrive)

A pré-encomenda para a Coreia do Sul foi firmada com a Solyu, uma empresa de leasing de aeronaves focada na mobilidade com emissões zero de dióxido de carbono (CO2), conforme divulgado pela SkyDrive.

O mercado de eVTOL trará oportunidades para reduzir as emissões globais e aumentar a conveniência para os viajantes. É uma honra trabalhar com a SkyDrive e o premiado SD-05 para desenvolver esse mercado global.

Andrew Claerbout, presidente da Solyu

Olhando para o futuro, a SkyDrive diz que continuará as conversas com a Solyu para avaliar a infraestrutura necessária para apoiar as próximas operações comerciais de eVTOL – por exemplo: como “ventiportos” (estacionamento para esse tipo de veículo), rotas de viagem e outros ecossistemas em conjunto com o governo sul-coreano.

Contexto da SkyDrive

A fabricante japonesa vem fornecendo atualizações sobre seu progresso na produção em grande escala de eVTOLs, bem como uma lista crescente de clientes aguardando suas primeiras entregas de aeronaves de passageiros ao redor do mundo.

Após uma recente reformulação do modelo homônimo, no começo de 2023, para transportar mais passageiros, a empresa assegurou sua primeira pré-encomenda oficial em julho, junto à notícia de que estabelecerá sua sede na Carolina do Sul, nos EUA.

Essa ordem inicial era apenas para cinco aeronaves, mas a SkyDrive anunciou, no dia seguinte, uma pré-encomenda bem maior: 100 aeronaves. Por ora, os clientes aguardam ansiosamente pela chegada dos seus eVTOLs.