Que o TikTok tem se tornando um meio alternativo de realizar pesquisas na internet, não é novidade. Só que, aparentemente, a plataforma está investido nisso sem chamar muita atenção. Recentemente, o The Verge notou que links e trechos da Wikipédia estão aparecendo entre os resultados de pequisa mais relevantes da rede.
Zachary Kizer, porta-voz da TikTok, confirmou para o jornal que a plataforma de vídeos curtos está realizado uma parceria com a Wikipédia. Mas nenhum anúncio oficial do TikTok para divulgar a nova ação conjunta foi feita até a publicação da reportagem.
O The Verge encontrou informações para resultados como o The New York Times, Taylor Swift, Thanksgiving, entre outros. Trechos em idiomas como o russo também foram encontrados por usuários do TikTok. Ao rolar o feed, as respostas relacionadas aos termos inseridos na barra de busca podem ser encontrados entre os vídeos. O logo da Wikipédia pode ser visto no canto e ao clicar a rede redireciona para o site.
No entanto, o novo recurso parece ainda estar em desenvolvimento, já que alguns resultados podem não ser encontrados ou dar respostas pouco assertivas. Se, por exemplo, você pesquisar sobre o New York Mets, encontrará uma entrada na Wikipédia focada apenas na temporada de 2015 da equipe. Kizer não detalhou quais termos de pesquisa geram links e nem como eles são escolhidos.
TikTok: o promissor novo método de busca
Dá para notar que o TikTok quer alcançar o sucesso do Google. Não faz muito tempo que a plataforma também começou a monetizar os resultados da pesquisa, inserindo conteúdo patrocinado entre os vídeos orgânicos. Além disso, uma parceria com a IMDb, anunciada no início deste ano, permite que os criadores vinculem filmes e programas de TV em seus vídeos, e links e trechos da IMDb também aparecem em alguns resultados de pesquisa.
O próprio Google já reconheceu que a plataforma vem “roubando” parte dos usuários do marcado de busca. No ano passado, Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior encarregado da pesquisa do Google, afirmou que ‘aproximadamente 40% dos jovens, ao procurarem um lugar para almoçar, não recorrem ao Google Maps ou à Pesquisa; eles optam pelo TikTok ou Instagram.’
Fonte: Olhar Digital
Comentários