Alguns usuários espertinhos encontraram uma maneira de burlar legislações de direitos autorais para postar filmes completos no TikTok.
Em vez de publicar um vídeo de, digamos, duas horas com um filme completo, os usuários estão cortando as produções em pedaços de até três minutos e, então, divulgando na rede social.
Assim, muitas pessoas estão encontrando postagens como “Parte 9” (sem nenhuma informação, além disso) na página “For You” do TikTok. Em um momento, parece algo estranho, mas, na verdade, é apenas uma das dezenas ou até centenas de pedaços que, juntos, formam um filme completo.
Ao Wall Street Journal, advogados de Hollywood e professores de direito afirmam que a prática também representa violação de direitos autorais. Mesmo a tentativa de esconder o nome completo dos filmes não é suficiente para mudar isso, dizem os especialistas.
Por outro lado, não é como se essas pessoas estivessem lucrando com trabalho alheio — a maioria das postagens não são monetizadas.
O TikTok afirma proibir conteúdo protegido por direitos autorais e diz ter ferramentas para que os detentores dos direitos relatem violações de suas obras para que o conteúdo seja removido.
Para algumas empresas, TikTok pode ser aliado
Ainda assim, a prática parece estar ganhando força até de maneira legal: o serviço de streaming Peacock, pertencente à NBCUniversal, já chegou a postar episódios completos de algumas séries no serviço. O objetivo é atingir usuários da rede social para conquistar mais audiência para as suas produções.
Outras empresas acreditam que postagens curtas — de até 15 segundos, por exemplo — podem até ajudar a promover algumas produções. Por causa disso, elas não costumam ir atrás de usuários que fazem essas publicações, por considerarem que eles de alguma forma auxiliam na publicidade dessas obras.
Fonte: Olhar Digital
Comentários