A Joby Aviation, fabricante de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou nesta segunda-feira (18) que construirá uma nova fábrica para a produção em massa dos seus táxis aéreos. A nova instalação ficará em Dayton, Ohio, e receberá um investimento de até US$ 500 milhões (aproximadamente R$ 2,4 bilhões). 

O que você precisa saber: 

À Reuters, JoeBen Bevirt, fundador da Joby, disse que a empresa está “dirigindo vigorosamente” para obter a certificação da Administração Federal de Aviação para poder iniciar o serviço comercial de passageiros em 2025. 

O chefe da empresa não informou as taxas de produção iniciais e quanto financiamento seria imediatamente alocado para construir as instalações. 

Ao contrário dos concorrentes eVTOL como Archer Aviation e Beta Technologies, que pretendem vender aeronaves diretamente para companhias aéreas e empresas de logística, o modelo de negócios de Joby se assemelha mais aos aplicativos de transporte compartilhado, onde os clientes podem solicitar uma viagem em um táxi aéreo próprio operado pela empresa. 

Vale lembrar que, embora a Joby voe em aeronaves em grande escala desde 2017, ela concluiu a construção da primeira aeronave de sua linha de produção piloto no sul da Califórnia em junho.  

A aeronave é esperada para se tornar o “primeiro eVTOL entregue a um cliente” no próximo ano, mas precisa passar por testes de voo antes disso. A companhia já obteve certificação para isso.