A Microsoft começou a liberar uma nova versão de um de seus programas mais conhecidos de todos: o Paint. Inicialmente apenas para quem está no programa de testes da gigante do software, o editor de imagens finalmente passa a permitir o trabalho com base em camadas.

O que você precisa saber:

Se você faz parte do Windows Insiders nos canais Canary e Dev, já pode baixar a primeira versão de testes do Paint totalmente remodelado e que agora realmente pode funcionar como um editor de imagens minimamente robusto – para um software sem custos extras.

Presente na versão 11.2308.18.0 de testes, o Paint agora tem suporte para editar imagens por camadas e também trabalha com transparências em PNG sem fundo. A melhor parte deste novo recurso muito importante é que ele chega sem custo adicional, fazendo parte do programa já disponível gratuitamente para qualquer pessoa com o Windows no PC.

Microsoft Paint agora trabalha em camadas (Imagem: divulgação/Microsoft)
Microsoft Paint agora trabalha em camadas (Imagem: divulgação/Microsoft)

Paint já tem 40 anos na Microsoft

Com essa adição a Microsoft finalmente dá mais força para seu editor de imagens que acompanha o Windows desde 1985 como resposta da empresa para o MacPaint da Apple no Macintosh. Ele era chamado de Paintbrush e ficou com apenas Paint a partir de 1995.

A nova versão do Paint com edição de imagem por camadas e suportando PNG sem fundo está disponível ainda em estágio inicial de testes, por isso não existe uma data marcada para a Microsoft lançar a atualização para todos os usuários do Windows. Também não sabemos se ela será exclusiva para o Windows 11 ou se o Windows 10 também será agraciado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!